Você sabe o que são psitacídeos?

Provavelmente você já tenha se encantado com uma arara, papagaio ou calopsita, mas talvez não saiba como fazer para cuidar dessas lindas aves. Continue lendo este artigo e saiba o que são psitacídeos.

Coloridas, animadas e barulhentas, são várias as aves que fazem parte da família dos psitacídeos, no entanto as mais conhecidas são as araras, os papagaios, as cacatuas, os periquitos australianos, os periquitos verdes, as calopsitas, maritacas, marianinhas, entre outros. 

 

O que são psitacídeos e quais suas características

É possível saber o que são psitacídeos por meio das particularidades dessas aves. Os psitacídeos têm como principais características a cabeça mais robusta e larga para sustentar o bico, que é curvo, forte e especializado em quebrar e descascar sementes e alimentos como amêndoas, castanhas e, até mesmo, coco.  A língua dessas aves é bem desenvolvida, muito sensível e aguçada aos sabores. Possuem uma mandíbula forte e são extremamente habilidosos.

Os psitacídeos pertencem à ordem psittaciforme que, atualmente, é composta por 398 espécies, reunidas em quatro famílias, Strigopidae, Cacatuidae, Psittaculidae e Psittacidae.

 

Inteligência dos psitacídeos

A classe do psittaciforme é a das aves mais inteligentes que existem. Uma grande parte delas é capaz de aprender, por repetição, a imitar sons, assobiar músicas e a falar palavras – e até frases curtas –  ensinadas pelos humanos. Para se ter uma ideia, alguns deles são capazes de aprender comando e cores, e ao verem uma cartela de cores básicas, são aptos a pegar com o bico a cor que lhes for solicitada.

Psitacídeos aprendem por repetição - O que são psitacídeos - o manual completo desses pets

Uma grande parte dessas aves é capaz de aprender, por repetição, a imitar sons, assobiar músicas e a falar palavras – e até frases curtas – ensinadas pelos humanos.

 

Habitat

Cada espécie de psitacídeo pertence a um lugar do mundo. Na Austrália são encontrados os periquitos australianos, cacatuas e calopsitas. Já no Brasil, os papagaios que vivem na florestas tropicais, os que habitam o cerrado, e assim por diante. 

De maneira geral, pode-se dizer que seu habitat são árvores, florestas ou cerrados, cada qual com seu comportamento e seu clima, pois existem espécies que são endêmicas, ou seja, só existem num determinado ambiente e só estão espalhadas pelo mundo por serem vendidas e trazidas por criadores, no entanto, não podem ser soltas na natureza.

 

Artigos Relacionados

 

Expectativa de vida

Ao compreender o que são psitacídeos, é importante saber quanto tempo vivem essas aves. A expectativa de vida em cativeiro vai depender muito do manejo de seu tutor e esta não é a mesma de um animal solto na natureza. Cada espécie tem sua respectiva expectativa de vida, que pode variar de cinco a 80 anos.

Para que a ave tenha uma vida longa, é necessária uma série de cuidados, como assepsia adequada, alimentação correta, entre outros. Quando bem cuidada, uma calopsita pode chegar a 28 anos em alguns casos (sabendo que sua expectativa é em torno de 15 e 20 anos), por exemplo, e uma arara a 70 ou 80 anos.

Por este motivo, seu dono é chamado de tutor, pois essas aves são consideradas um legado, e ficam como herança, já que a expectativa de vida dela é maior do que seu tutor que já tinha uma certa idade quando a adquiriu. Leia também Como saber a idade de uma calopsita.

 

Gaiolas e viveiros para psitacídeos

É necessário que o ambiente seja adequado para cada tipo de pet. As aves precisam ter, no mínimo, um espaço  onde consigam abrir as asas sem batê-las nas grades do viveiro ou gaiola, para que não quebrem suas penas e nem se machuquem. As gaiolas precisam estar em conformidade com a quantidade e com a espécie de aves que nelas vão habitar e quanto maior a ave, maior deve ser o espaço para comportá-la. 

As calopsitas, por exemplo, que costumam ter pânico noturno, quando acomodadas em gaiolas inadequadas, superlotadas ou com poleiros colocados de forma errada, podem quebrar os canhões (bulbos) de suas penas, o que em alguns casos, chega a causar hemorragia.

As gaiolas para psitacídeos, que são grandes roedores, não devem ser em madeira, pois além de estragá-las, as aves podem abrir um buraco e voar. Precisam ser de metal, feitas em material que não contenha metais pesados e que não enferruje, já que a língua dessas aves é muito sensível e pode absorver esses materiais que têm efeito cumulativo e podem intoxicá-las, levando ao óbito. A dica é optar por viveiros e gaiolas pintadas com tinta epóxi, que tem maior durabilidade e não deixa que o metal entre em contato com a ave, mesmo quando esta usa o bico para escalar suas grades.

Calopsitas costumam ter pânico noturno - O que são psitacídeos - o manual completo desses pets

Calopsitas costumam ter pânico noturno e podem ser ferir quando acomodadas em gaiolas inadequadas.

 

Alimentação dos psitacídeos

Os psitacídeos se alimentam de inúmeros tipos de sementes, verduras e frutas. Na natureza, se alimentam basicamente de sementes e frutas encontradas na região onde habitam. Leia também o artigo O que as calopsitas comem?

Em cativeiro, se alimentam de mix de sementes, entre elas, girassol, painço, alpiste, linhaça, gergelim e outras; mix de rações e rações extrusadas, com diversas texturas e sabores, que podem ser naturais, com frutas e com corantes e aromas. Também podem ser servidas folhas verde escuras de vegetais, como as de couve, brócolis, manjericão, hortelã, etc, e os próprios vegetais, como abobrinha, chuchu, beterraba, pepino, entre outros. As frutas não são apreciadas por todos os psitacídeos, alguns gostam, outros nem tanto. Entre as que podem ser oferecidas a eles estão: maçã sem semente, pera sem semente, mamão com semente, melão, melancia e morangos – apenas os orgânicos.

Psitacídeos se alimentam de folhas e vegetais - O que são psitacídeos - o manual completo desses pets

Psitacídeos em cativeiro se alimentam de folhas escuras, vegetais, frutas e sementes.

 

A farinhada reforça a alimentação, o ovo cozido pode ser servido até duas vezes por semana e a pipoca sem tempero algum é um ótimo petisco. As oleaginosas também entram na alimentação principalmente aos de grande porte. Para os de portes menores, podem entrar esporadicamente. Entre elas podemos citar a castanha-do-pará, castanha-de-caju, noz, amêndoa e macadâmia.

Jamais deve ser oferecido qualquer alimento derivado do leite ou qualquer alimento exclusivo para o ser humano, como chocolate, café, biscoito, etc. Os psitacídeos não conseguem digeri-los.

 

Limpeza e higienização dos psitacídeos

O viveiro e poleiro devem ser limpos, ao menos, uma vez ao dia, por uma questão de preservação da saúde das aves, já que algumas doenças podem ser transmitidas através de fezes contaminadas. A limpeza pode ser feita com uma buchinha e detergente neutro, ou com produtos específicos para a higienização voltada a animais.

Já os bebedouros e comedouros devem ser muito bem higienizados de duas a três vezes na semana, ou sempre que estiverem sujos. Existem produtos específicos para a esterilização, no entanto pode-se usar a diluição de água com vinagre (medida de um para um) e uma bucha comum, mas exclusiva para essa finalidade.

 

Pipoca pura é um ótimo petisco para psitacídeos - O que são psitacídeos - o manual completo desses pets

Pipoca pura é um ótimo petisco para psitacídeos.

 

Banho

Algumas aves gostam muito de banho, outras nem tanto, fator que depende do temperamento de cada uma delas. Desta forma, é possível disponibilizar no viveiro, para as que apreciam, uma banheirinha com água e algumas gotinhas de vinagre. Já para as que não gostam tanto, a dica é utilizar um borrifador e borrifar – de longe – um pouco de água para a limpeza das penas.

 

Unhas

Para manter as unhas aparadas, existem no mercado alguns poleiros que possuem lixa, auxiliando no desgaste da unha. Entretanto quando o animal é de maior porte, é preciso que um veterinário faça o trabalho de lixá-las.

 

Brinquedos e acessórios para psitacídeos

Por serem extremamente curiosos e ativos, os psitacídeos gostam muito de brinquedos e acessórios. Entre os preferidos estão: bolinhas, móbiles feitos de palitos de sorvete, balanços, escadinhas. Como são aves que roem, é preciso ter cuidado com o que oferecer para elas, já que podem destruir e engolir pedacinhos do brinquedo. Por isso, o recomendado é comprar produtos próprios para aves. Leia também o artigo Acessórios para calopsita: dicas de itens indispensáveis para o bem-estar da ave

Também é preciso tomar cuidado com fios de fone de ouvido e carregadores de celular, pois são objetos que eles adoram roer, principalmente as calopsitas, e podem levar ao óbito por choque elétrico.

 

Ave saudável ou doente?

É muito simples distinguir uma ave saudável de uma ave doente, pois geralmente ela brinca, canta, vocaliza, come, bebe água, está sempre ativa, como uma criança humana. No entanto, uma ave doente começa a se “encorujar”, fica sonolenta, apática, não se alimenta, pode apresentar diarreia, se retira para o fundo do viveiro e no chão, já que precisa de energia para manter-se no poleiro. A ave que para de beber água pode chegar ao óbito mais depressa, pois ela tem a necessidade de hidratação constante. 

 

Calopsitas adoram desfazer nós - O que são psitacídeos - o manual completo desses pets

Calopsitas adoram desfazer nós.

 

O que são psitacídeos e como adquirir um

De forma geral, existem aves que precisam ser adquiridas por meio de criadouros legalizados pelo Ibama, anilhados e com notas fiscais, como as araras, cacatuas, papagaios, marianinhas, periquito-rei, entre outras.

Já as calopsitas, periquitos e agapornes, por exemplo, não têm necessidade de ser anilhados e legalizados pelo Ibama. Desta forma, podem ser adquiridos facilmente em pet shops, lojas agropecuárias e criadores regionais.

 

Importante

Existem alguns pontos muito importantes que precisam ser considerados. Ao adquirir uma ave, é necessário conscientização e respeito, pensando que ela tem personalidade própria, pode ser um legado, demanda gastos, necessita de veterinário e, acima de tudo, de disponibilidade e tempo.

Vale lembrar também que estamos falando de aves que podem viver décadas e que, provavelmente, ficarão como herança para nossos familiares. Como criam um laço afetivo gigantesco com seus tutores, se o manejo não for adequado, elas podem não aceitar outras pessoas no futuro.

Atualmente, muitas pessoas têm adquirido aves por impulso e, depois de um tempo, descobrem que tê-las não é aquilo que esperavam. No entanto, é imprescindível lembrar que ter pets é lidar com vidas e qualquer ser vivo necessita de cuidados e uma alimentação balanceada – itens que demandam investimento – além de carinho e liberdade. Manter uma ave engaiolada o tempo todo também pode ser considerado como mau trato. O manejo incorreto pode culminar em distúrbios de comportamento, tornando a ave  agressiva, nervosa e infeliz.

Agora que  já sabe o que são psitacídeos, você é tutor de alguma ave dessa família? Como você cuida do seu pet? Compartilhe com a gente sua experiência, deixando um comentário.

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti-1

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 33 aves e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora