As calopsitas têm uma grande necessidade de bicar, escalar e brincar. Desta forma, além de saber como tratar de uma calopsita, é importante ressaltar que alguns acessórios para calopsita são necessários para que seu bem-estar seja garantido. Existem itens que são imprescindíveis, entretanto, outros podem ser feitos utilizando a criatividade.

Pensando nisso, listamos alguns acessórios que um tutor deve providenciar e por que eles são necessários. Confira!

 

Gaiola ou viveiro

Este é um dos acessórios para calopsita de necessidade básica. A gaiola ou viveiro deve ter  a malha adequada e o espaço ideal para o tamanho da calopsita ou para quantidade de calopsitas que vai comportar. Além disso, para estar adequada, deve-se levar em consideração também o espaço para a disposição de brinquedos, comedouros e bebedouros.

 

Poleiros

Os poleiros também são um importante item entre os acessórios para calopsita. Existem os de madeira ou de PVC, e é essencial que sejam compatíveis com o tamanho da ave. O ideal é optar pelos de madeira, justamente para que a calopsita possa gastar suas unhas e também o bico ao roê-los.

Poleiros de madeira - Acessórios para calopsita: Dicas de itens indispensáveis para o bem-estar da ave

O ideal é optar pelos poleiros de madeira, justamente para que a calopsita possa gastar suas unhas e também o bico ao roê-los.

 

Comedouros

Os comedouros podem ser de plástico, de louça, porcelana, cerâmica ou aço inox, pois são materiais resistentes, de fácil higienização e que ave não vai conseguir roer, tirar pedaços e engolir. 

 

Bebedouros

Os bebedouros também podem ser dos mesmos materiais dos comedouros. Existem também os bebedouros externos. Estes são colocados por fora da gaiola, e a ave só consegue pegar água com o bico.

 

Artigos Relacionados

 

Banheira

Quando o tutor opta por bebedouro externo, também deverá providenciar uma banheira, pois as calopsitas gostam de tomar banho, principalmente no período de calor. Para a finalidade, pode-se utilizar  uma vasilhinha maior, dos mesmos materiais do comedouro ou do bebedouro. É importante ressaltar que assim que a ave tomar o banho, o tutor deve descartar essa água e fazer a higienização da banheirinha também.

 

Caixa de transporte

Outro item útil entre os acessórios para calopsita é a caixa de transporte, seja para levar a ave em uma viagem ou apenas ao veterinário. Principalmente quando a gaiola ou viveiro é muito grande. A caixa de transporte pode ser convencional, de plástico – a mesma usada para cães – pode ser de madeira com tela, feita especificamente para a calopsita, ou ainda com as grades de metal e o fundo de plástico, semelhante às usadas para roedores.

 

Brinquedos

Para o período em que as aves ficam soltas, uma dica é disponibilizar os playgrounds ou parquinhos. São encontrados prontos,  produzidos em madeira, próprios para calopsitas.

Nas gaiolas, o interessante é ter balanços – estes podem ser de madeira ou de plástico – argolas coloridas e escadinhas, também de madeira ou plástico (as de madeira são mais resistentes). Tocas ou redes e bolinhas de plástico com chocalhos em seu interior também são muito apreciadas pelas calopsitas.

Encontrados com facilidade no mercado, e muitos comuns,  são os brinquedos feitos com palitos de picolé. Existem ainda sininhos ou guizos que essas aves gostam bastante de ficar balançando.

 

Playgrounds - Acessórios para calopsita: Dicas de itens indispensáveis para o bem-estar da ave

Os playgrounds são próprios para calopsitas.

 

Espelhos

Especialistas recomendam também o uso de espelhos, que podem ser colocados  dentro da gaiola, ou brinquedinhos que já venham com o item. Pois quando as calopsitas cantam ou falam, amam se olhar no espelho.

 

Porta-petiscos

Entre os acessórios para calopsita estão os porta-petiscos, que são caixinhas ou bolinhas nas quais é possível colocar uma comidinha dentro para que a ave fique entretida, tentando conseguir o alimento.

 

Brinquedos caseiros

São aqueles brinquedos que podem ser feitos, utilizando materiais que o tutor tem em casa. 

 

Argolinhas e bolinhas com tubos de papel

É possível cortar os tubos de papel higiênico, papel toalha ou papel alumínio e dar para a calopsita brincar.

 

Palha de milho ou papel picado

Depois de lavada, higienizada e seca, colocar a palha picadinha em uma caixinha de papelão. Também pode ser usado papel picado, para que a ave entre, cisque e rasgue.

Porém, é importante que o papel seja branco, sem nenhuma tinta. Pois tintas feitas à base de chumbo são tóxicas para as aves.

 

Redinhas de crochê

Se o tutor tem talento para o crochê, pode fazer redinhas para que a calopsita se entretenha.

 

Pinhas, cascas de coco e galhos

A dica é recolher esses itens de árvores, mas antes de disponibilizá-los para a ave é preciso higienizar tudo.

Já os galhos, devem ser, de preferência, de árvores frutíferas, que não costumam causar nenhum tipo de intoxicação, além de serem mais resistentes. Após serem devidamente higienizados, servem como uma espécie de playground ou poleiro para a ave.

 

Galhos - Acessórios para calopsita: Dicas de itens indispensáveis para o bem-estar da ave

Os galhos, devem ser, de preferência, de árvores frutíferas.

 

Acessórios para calopsita: Por que são indispensáveis?

Uma gaiola espaçosa e bem organizada, com comedouros e bebedouros bem posicionados, onde não caiam fezes, e alguns brinquedos, são imprescindíveis para propiciar  um enriquecimento ambiental à ave, ou seja, proporcionar atividades que desenvolvam seus instintos naturais, coordenação motora e, principalmente distração e diversão.

Esse cuidado evita que a calopsita fique muito ociosa ou estressada e, por consequência, a protege de muitos problemas como vocalização e barulhos excessivos ou arrancamento de penas.

 

O que evitar

Na hora de disponibilizar e, principalmente, ao criar os brinquedos ou acessórios, alguns itens devem ser evitados. São eles:

 

Corda 

Algumas cordas costumam desfiar e oferecem o risco de a ave engolir seus fiapinhos, ou prender seus pezinhos, causando a perda de movimento e até mesmo a perda dos dedos ou de todo o membro. 

 

Brinquedos de plástico

Quando o brinquedo de plástico não é adequado, a ave pode arrancar alguma peça ou engolir algum pedacinho, o que fará mal para sua saúde. 

 

Brinquedos com muitas partes de metal

Além do risco de ferir, o metal também é tóxico para ave, por isso o brinquedo não pode ser todo feito de metal, para evitar que a calopsita, ao brincar e ao bicar, ingira o metal e tenha algum tipo de intoxicação.

 

Brinquedos pintados

O mesmo vale para os brinquedos pintados, pois a tinta pode ser tóxica para a ave. Estes devem ser, de preferência, de madeira ao natural ou pintados com pouca quantidade de corante alimentício.

 

Algumas observações importantes

É importante saber que o excesso de brinquedos no recinto da calopsita pode fazê-la sentir-se acuada e sem espaço, além de correr o risco de ficar enroscada e acabar se machucando. A ave também pode enjoar muito mais rápido.

Desta forma, o ideal é que se coloque alguns brinquedos, e que esses brinquedos, periodicamente, sejam trocados de lugar dentro da gaiola, para criar sempre um ambiente novo para ave, ou então que os próprios brinquedos sejam trocados de tempos em tempos.

A dica é ter, por exemplo, dois kits de brinquedinhos, para haver um revezamento. Também é preciso seguir a mesma regra de higienização. De tempos em tempos, esses brinquedos têm de ser todos retirados da gaiola e feita a higienização. Eles devem ser lavados, secados e depois colocados novamente na gaiola.

Seguindo essas orientações, sua ave será muito mais saudável e ativa.

Quer saber mais sobre acessórios para calopsita ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto. Compartilhe com a gente deixando seu comentário. Ficaremos felizes em poder ajudar!

 

Colaboração: Daniele Melki

Colaboração: Daniele Melki

Daniele é de Belo Horizonte (MG), tutora de aves há seis anos. Apaixonada, em especial, por psitacídeos, atualmente tem 20 aves: uma arara canindé, dois ring necks, dois agapornis, 12 calopsitas e três periquitos.

No Instagram, gerencia o perfil @naruto_e_sua_turma, que é focado em compartilhar enriquecimento ambiental e alimentação saudável para aves, e em mostrar todo amor e cuidado que tem com seus filhos de penas.

Cadastre-se em nossa Newsletter