Calopsitas cantam ou falam? Esta é uma questão recorrente ao vermos esta esperta ave da família dos psitacídeos. Pensando em desfazer essa dúvida, elencamos algumas informações. Confira este artigo e entenda se calopsitas cantam ou falam.

Pode-se considerar que as calopsitas, com toda certeza, vocalizam. Este é o termo correto, já que trata-se de uma emissão sonora. Algumas cantam e outras até falam, no entanto isso vai depender da capacidade e, principalmente do perfil, da “personalidade” da ave. E tudo é uma questão de aprendizado, no qual algumas começam cedo e outras podem demorar um pouco mais para aprender. Outro fator a se considerar é o sexo das aves e se elas foram adquiridas já adultas ou ainda filhotes.

 

Distinção do sexo

A vocalização dos machos é completamente diferente das fêmeas. Normalmente, os primeiros vocalizam muito melhor. Está no DNA dos machos a habilidade de uma musicalidade mais aflorada e intensa, capaz de assobiar uma melodia inteira. Já as fêmeas têm o comportamento de gritar. No entanto, esta não é uma regra absoluta, pois existem fêmeas que aprendem a assobiar ou cantar tão bem quanto os machos, mas estas são uma parcela menor.  

 

Idade

A calopsita é sonora desde quando nasce. Enquanto filhotes, do primeiro até seus 45 dias, elas produzem um som muito característico, diferente de qualquer outra ave, como se fosse o choro de um pequeno dinossauro.

A partir dos dois meses de vida, elas começam a interagir, realmente, com sons, prestando muita atenção a tudo ao seu redor, seja a voz humana, músicas, outros pássaros e, até mesmo, sons de celulares, maquinários, campainhas e alarmes. Quando elas se interessam por um determinado som, podem vir a interagir com ele, reproduzindo-o.

Aos quatro meses, as calopsitas começam a vocalizar bem e esta é uma ótima fase para iniciar o aprendizado. Essas aves podem aprender em qualquer idade, porém, assim como os humanos, existe uma facilidade muito maior quando ainda são filhotes.

 

A insistência é fundamental

Se você tem uma calopsita e deseja que ela interaja, a insistência é fundamental. Como são extremamente inteligentes, essas aves aprendem por meio da repetição. Desta forma, ao repetir inúmeras vezes uma palavra, por exemplo, e associá-la a uma determinada ação, elas passam a entender e a interagir.

 

Artigos Relacionados

 

Crie uma rotina

Uma boa dica para incentivar a interação é manter uma rotina alinhada ao relógio biológico da ave.  

Escolha um horário do dia e coloque uma determinada música, repetidas vezes, para a calopsita ouvir, fazendo isso por dias consecutivos. É bem possível que um mês se passe sem que ela demonstre que aprendeu. No entanto, um dia, quando menos se espera, ela pode começar a assobiar aquela melodia. Às vezes pequenos trechos ou até mesmo trechos inteiros, tudo vai depender da repetição e do interesse da ave pelo som. Porém, vale lembrar que cada calopsita tem seu tempo.

 

Ótima audição

Como de maneira geral, as aves têm a audição extremamente apurada, não é necessário que o volume da música seja exorbitantemente alto. Caso contrário, além de deixá-la nervosa e estressada, o som pode causar danos auditivos.

Calopsitas têm ótima audição.

Além de muito inteligentes, calopsitas têm ótima audição.

 

Palavras e frases curtas

Se a intenção é de que a calopsita fale, a dica é repetir incansavelmente a palavra a ser ensinada. Mas é imprescindível lembrar que a frase deve ser curta, tendo entre duas ou três palavras apenas, o que normalmente a ave consegue absorver. Desta forma, é possível condicioná-la, tanto à imitação quanto à compreensão de comandos.

Uma ótima dica é dar a elas nomes curtos e de fácil memorização, assim a ave reconhece mais naturalmente a sonoridade e faz a associação de maneira mais rápida.

 

Companhia

Ter a companhia de outra calopsita também é uma forma de incentivar que a ave cante ou interaja. Se forem dois machos, a possibilidade de se tornarem grandes cantores é ainda maior, já que um aprende com o outro por meio da imitação e da repetição constante.

 

Um incentivo a mais

Um truque para obter bons resultados nos ensinamentos é oferecer um petisco como forma de recompensa. Esta é uma ótima maneira de gerar interesse. A recompensa pode ser um pedacinho de pipoca, de fruta desidratada ou algo de que a ave goste.  

 

Importante

É essencial lembrar que todo e qualquer ensinamento deve ser feito sem comparações com outras aves e, principalmente, com muito amor e carinho, pois cada uma tem sua personalidade, seu ritmo de aprendizado e seu grau de interesse e receptividade. No entanto, quanto maior for o vínculo afetivo com o tutor, mais ela irá aprender.

Você ainda tem dúvidas se calopsitas cantam ou falam? Ou tem algum truque para ensinar as calopsitas a falarem e cantarem? Compartilhe com a gente, deixando seu comentário.

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti e suas Calopsitas

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 33 aves e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora