Por ser dócil e extremamente inteligente, a calopsita é um dos psitacídeos mais procurados pelas pessoas que querem ter um pet diferente.

Ela pode ser adquirida em petshops, lugares especializados em aves ou até mesmo compradas de conhecidos. Porém, algumas dúvidas podem surgir nesse momento, como por exemplo: “Qual a idade da calopsita?”, “Como saber se ela é adulto ou filhote?”

Pensando nisso, reunimos algumas informações importantes sobre como saber a idade da ave.

 

É possível mesmo saber a idade da calopsita?

Na verdade, esse é um tema muito controverso. Assim como outras aves, as calopsitas não demonstram sua idade a partir da fase adulta. Desta forma, somente conseguimos saber com precisão sua idade quando a adquirimos de um criador, amigo ou conhecido que tenha a data do nascimento da ninhada em questão.

Quando a ave é adquirida em petshop ou agropecuária, essa identificação se torna impossível, pois só conseguimos visualizar quando se trata de um filhote ou um adulto através de algumas características notórias.

É por isso que a exata idade da calopsita só é sabida se realmente houver a data de nascimento. Caso contrário, não há possibilidade de identificar sua idade, de fato.

Evolução da calopsita - Como saber a idade da calopsita?

Evolução da calopsita

 

Características das fases da calopsita

Apesar de nem sempre ser possível saber exatamente a idade da calopsita, podemos identificar em qual fase a ave se encontra, ou seja, saber se ela é uma calopsita bebê, filhote, adulta ou idosa. Podemos perceber algumas características em cada uma das fases. Confira!

 

Calopsita bebê

As primeiras seis  semanas de vida da ave são de grandes transformações. As calopsitas nascem com uma penugem de coloração amarela ou branca, parecendo bolinhas de algodão.

Ao longo dos dias, começam a abrir os olhos gradativamente, vão ficando mais firmes, perdendo as penugens primárias e iniciando o processo do nascimento das penas.

Calopsita bebê - Como saber a idade da calopsita?

Calopsita bebê

 

 

Calopsita filhote de dois a quatro meses

Nessa fase, o topete (crista) é mais curto e menos curvado. O bico e as patas são mais limpos e sem sinais de descamação ou calosidades. Já as penas do rabo são menores, o corpo ainda não está totalmente desenvolvido e os olhos são mais arredondados e sem a presença de íris (esta fica quase imperceptível).

Em relação ao comportamento, nessa fase, a ave é mais calma e menos hostil.

Aproximadamente três meses - Como saber a idade da calopsita?

Aproximadamente três meses

 

Calopsita filhote de cinco a 12 meses

Nessa fase, o filhote sofre algumas transformações, como a primeira troca de penas, deixando as da fase de filhotes para ter as penas adultas. Também é o período de algumas mutações (para a silvestre, a pérola e a cara branca) e sua sexagem pode ser observada e definida visualmente através dessa troca de penas.

 

Calopsita adulta

Macho adulto - Como saber a idade da calopsita?

Macho adulto

Entre 12 e 18 meses, a calopsita já é considerada um adulto jovem. Seu corpo já atingiu o tamanho e peso ideais, as penas estão 100% desenvolvidas e estruturadas, o topete fica mais longo e curvo e as penas do rabo estão mais longas.

As aves já são muito ativas e definem o que gostam e o que não gostam. Tornam-se ainda muito vocais (principalmente os machos) e sua independência é completa.

 

Calopsita idosa (senil)

Na maioria dos casos, a expectativa de vida da calopsita atinge os 15 anos (em seu habitat, vivem de 10 a 15 anos). Nessa fase, tornam-se menos ativas e exibem sinais de sonolência, dormindo um pouco mais que as aves mais jovens.

Seu bico e patas apresentam mais marcas e sinais de descamação. Algumas aves podem desenvolver inchaço nas patas, assim como doenças decorrentes da idade.

 

Artigos Relacionados

 

Longevidade em cativeiro

Quando falamos sobre idade da calopsita, é importante salientar que aves criadas em cativeiro  podem ter uma longevidade maior e não apresentar traços de velhice após a expectativa de vida natural.

Dependendo da forma de manejo, rotina, alimentação, enriquecimento ambiental e qualidade de vida, a calopsita pode ultrapassar 20 anos, sem apresentar sinais nítidos de envelhecimento. 

Então,  independentemente da idade da calopsita, o importante é que ela receba de seu tutor toda a dedicação, paciência, respeito, alimentação e espaço adequados e, principalmente, amor para que viva longos anos com a melhor qualidade de vida possível.

Quer saber mais sobre a idade da calopsita ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Compartilhe com a gente deixando um comentário. Ficaremos muito felizes em ajudar!

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti-1

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

 

Cadastre-se em nossa Newsletter