Simpáticos, divertidos, inteligentes, ativos, espoletas e coloridos. Assim são os periquitos australianos!

Carismáticos, esses pequenos pets ganharam popularidade no mundo. Originários da Austrália, são conhecidos cientificamente por “Melopsittacus undulatus”, fazem parte da espécie psitaciforme de cauda longa, pertencente à família Psittaculidae, que se alimenta de sementes, grãos e algumas frutas. Trata-se da única espécie do gênero Melopsittacus. Leia também O que são psitacídeos – o manual completo desses pets.

Confira o manual básico sobre essas lindas aves que conquistaram os corações de muitos tutores!

 

Periquitos australianos: cores e variações

Os periquitos australianos têm como mutação original a cor verde, mas com o decorrer das décadas, através de cruzamentos genéticos em criatórios, foram se diversificando e outras cores foram aparecendo, como azuis, arco-íris, lutinos, albinos, arlequins, cinzas e violetas.

Da mesma forma, houve também variações em suas características físicas. Hoje, além do “australiano comum”, é possível encontrar o periquito inglês (maior e mais robusto) e o hagoromo (com as penas diferenciadas).

 

Alimentação dos periquitos australianos

Uma boa alimentação é de extrema importância para garantir a saúde da ave, o brilho das penas e patas e bicos saudáveis.

É muito importante oferecer um mix de sementes de qualidade, frutas, verduras, hortaliças e vegetais, estando sempre atento aos alimentos permitidos e não tóxicos.

Além da alimentação adequada, deve ser oferecida água sempre fresca e à vontade.

 

Banhos

Como toda ave, os periquitos australianos também gostam muito do banho, principalmente em dias e estações do ano mais quentes.

 

Necessidade de interação

São seres muito sociáveis, costumam viver em bandos e são barulhentos, ou seja, vocalizam bastante. Além de serem curiosos, gostam de interação humana.

 

Cuidados e manejos

Como toda ave de bico torto, é necessário que tenha sempre à disposição o osso de siba ou bloco de suplemento mineral para o desgaste do bico.

O periquito australiano é uma ave de fácil manejo, porém, muito sensível a doenças. Dessa forma, é importante lembrar que o viveiro, comedouros, bebedouros, poleiros e brinquedos devem ser limpos de uma a três vezes por semana, pois a higienização é fundamental para a longevidade e saúde do pet.

 

Sexo dos periquitos australianos

Quanto ao sexo do periquito australiano, é possível distingui-lo observando a carúncula (a cera do nariz).

Em mutações “normais”, no macho adulto observa-se um azul intenso e nas fêmeas um tom marrom, que varia do claro ao chocolate, dependendo do período hormonal.

Entretanto, em algumas mutações, as carúnculas variam a cor, o que torna um pouco mais difícil distinguir o sexo da ave.

macho adulto - Periquitos australianos: manual básico sobre esses pets

O macho adulto apresenta a carúncula em azul intenso.

 

Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é fundamental para que as aves tenham seu lado sensorial e cognitivo estimulados, principalmente se passam longas horas no viveiro, sem a atenção do tutor.

Argolas, balanços, móbiles de palitos de sorvete, entre outros tipos de enriquecimento ambiental, são muito bem-vindos e apreciados por elas.

 

Importante!

Para os tutores que gostam de soltar seus pets pela casa para terem mais liberdade, é necessário manter portas e janelas fechadas ou teladas.

Os periquitos são aves muito ágeis e rápidas quando alçam vôo, e são capazes de passar por frestas minúsculas. Portanto se não houver “rota de fuga” a ave estará em segurança.

carúncula da fêmea - Periquitos australianos: manual básico sobre esses pets

 

Expectativa de vida

A expectativa de vida de um periquito australiano varia de cinco a 10 anos em cativeiro e pode ultrapassar esse período dependendo do manejo e qualidade de vida.

Apesar de tão pequeno, trata-se de uma ave enorme em suas características e que nos cativa por seu comportamento dócil e brincalhão. Seja bem-vindo ao universo dos Periquitos australianos!

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre esses lindos pets? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Comida para periquito australiano: como garantir uma alimentação saudável

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 33 aves e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.