Você sabe quanto tempo vive uma calopsita?

Como essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, selecionamos algumas informações essenciais sobre o assunto. Continue lendo este artigo e saiba quanto tempo vive uma calopsita e como garantir sua longevidade.

 

Origem da calopsita

Antes de tudo, para responder essa dúvida tão comum, é importante saber sobre a origem da ave.

A calopsita foi descrita pela primeira vez em relatos científicos em 1792. Trata-se de uma ave nativa da Austrália, da ordem dos psitacídeos, de nome científico Nymphicus hollandicus. Sua chegada ao Brasil se deu por volta da década de 1970.

 

Quanto tempo vive uma calopsita

Em seu ambiente natural, na Austrália, uma calopsita vive, em média, entre 10 e 15 anos.

Atualmente, sua expectativa de vida aumentou, passando para um período de 15 a 20 anos, aproximadamente.

Vale lembrar que, pelo mundo, há exemplares com idade acima dos 30 anos.

 

Do que depende o tempo de vida da ave?

Mais do que saber exatamente quanto tempo vive uma calopsita, é importante entender que para que o pet tenha uma vida longa e saudável e possa acompanhar seu tutor por algumas décadas, são imprescindíveis alguns cuidados essenciais de manejo.

Entre esses cuidados podemos citar: alimentação adequada, assepsia do espaço (viveiros ou gaiolas), enriquecimento ambiental, dedicação, tempo e atividades físicas em que a ave possa exercitar sua musculatura (como sair do viveiro, interagir com a família, brincar e explorar o ambiente).

 

Dicas para garantir a longevidade de sua calopsita

Alimentação adequada

Uma boa alimentação à base de um mix de sementes balanceado, ração extrusada, frutas, vegetais e hortaliças, farinhada entre outros alimentos, garantirão a saúde do organismo, metabolismo e imunidade do nosso companheirinho tão querido. Leia também o artigo O que as calopsitas comem?

Também é fundamental que a calopsita tenha sempre ao seu dispor água limpa e fresca.

Boa alimentação - Quanto tempo vive uma calopsita e como garantir sua longevidade

Uma boa alimentação garante a saúde, bom metabolismo e imunidade da calopsita.

 

Assepsia

A limpeza e manutenção do espaço da ave, dos brinquedos, poleiros, utensílios (comedouros e bebedouros) é essencial para evitar doenças transmissíveis e proliferação de bactérias nocivas.

É fundamental para a saúde manter tudo o mais limpo possível. Pois, assim como nós, seres humanos, não vivemos numa casa suja e com utensílios sujos, nosso pet também não deve viver num ambiente sem asseio.

 A manutenção deve ser feita, se possível, diariamente, mas caso o tutor não tenha essa disponibilidade, a limpeza deve ser realizada de duas a três vezes por semana.

Para auxiliar na tarefa, existem vários produtos no mercado para higienização pet.

 

Enriquecimento ambiental

A calopsita é uma ave muito curiosa, interativa e ativa, por isso os brinquedos são indispensáveis em seu cotidiano.

Como se trata de uma ave que gosta de roer, descobrir novos sons e simplesmente brincar, seu lado lúdico deve ser incentivado a estar frequentemente ativo. Leia também o artigo Brinquedos para calopsitas: por que eles são tão importantes.

 

Exercícios

É muito saudável deixar a calopsita livre por algumas horas, sob supervisão do tutor (jamais sozinhos para que não corram riscos de acidentes).

Essa é uma ótima oportunidade para que tutor e pet interajam, reforcem vínculos de afeto e também para que a ave possa caminhar, voar e assim exercitar sua musculatura, desestressar e gastar energia acumulada.

Vínculos de afeto - Quanto tempo vive uma calopsita e como garantir sua longevidade

A interação reforça os vínculos de afeto e é fundamental à saúde da calopsita.

 

Visitas ao veterinário

Um outro fator importante é fazer, sempre que possível, uma visita ao veterinário. 

Como algumas aves podem ser acometidas por doenças inicialmente assintomáticas, doenças pré-existentes e não manifestadas, que ao longo da vida podem ou não se apresentarem, uma consulta periódica (semestral ou anual) é de grande valia para checar a saúde do pet.

E também a qualquer sinal de prostração ou sintomas visíveis de enfermidades, o tutor deve levar a ave imediatamente ao veterinário para um check up preciso e diagnóstico do caso.

 

Artigos Relacionados

 

Longevidade é consequência da qualidade de vida

Em suma, a longevidade da sua calopsita dependerá muito do manejo e qualidade de vida a ela ofertada.

Aves que recebem baixa qualidade alimentar, falta de higienização, vivem numa gaiola menor que o recomendado para seu tamanho, não recebem enriquecimento ambiental, carinho e atenção, possivelmente viverão menos que o esperado.

Sejamos, então, bons tutores e cuidemos para que nossos pets possam ter vida longa, nos trazendo alegrias e sorrisos no decorrer de nossas existências.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre quanto tempo vive uma calopsita e como garantir sua longevidade? Deixe seu comentário. Será um prazer para nós poder ajudar!

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Quanto tempo vive uma calopsita e como garantir sua longevidade 2

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

 

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora