“Minha calopsita está comendo as próprias fezes, o que está acontecendo?”

Alguns comportamentos de psitacídeos podem nos surpreender e provocar grandes dúvidas. A calopsita comendo fezes é um deles.

Apesar de estranho, isso realmente pode acontecer. Para esclarecer os motivos desse tipo de comportamento, selecionamos algumas informações importantes sobre o assunto. Confira!

 

Cropofagia

Esse é o termo científico usado para descrever o ato de comer as próprias fezes e esse  distúrbio comportamental pode ocorrer não somente em aves, mas também em cães, roedores, gatos e em alguns insetos.

 

Artigos Relacionados

 

Perigo para a saúde

É perigoso deixar a calopsita comendo fezes porque durante a ingestão da excreta, a ave pode estar incluindo em seu organismo bactérias, micro-organismos e parasitas. Se a excreta estiver contaminada, possivelmente, a ave apresentará sintomas e, em casos de suspeita, o tutor deverá levá-la ao veterinário para um diagnóstico preciso.

 

Calopsita comendo fezes: o que pode ser?

A cropofagia pode surgir tanto por motivos fisiológicos quanto por motivos comportamentais. Ela pode ocorrer devido a alguns fatores como:

  • Tédio;
  • Hábito;
  • Falta de higiene no ambiente em que a ave vive (gaiolas, viveiro);
  • Desequilíbrio nutricional.

 

tédio - Calopsita comendo fezes: o que pode ser?

Tédio é um dos motivos que podem desencadear a cropofagia.

 

O que é preciso para resolver o problema da calopsita comendo fezes

Por sabermos que alguns fatores desencadeiam a cropofagia, o ideal é começar pela limpeza do ambiente em que o pet vive, deixando o espaço o mais limpo possível.

 

O que fazer em relação à higiene

  1. Lavar de uma a duas vezes ao dia o piso do viveiro.
  2. Manter a bandeja de contenção de excretas longe do alcance do animal e sempre limpa (lavando ou trocando os papéis de forro).
  3. Limpar poleiros, comedouros, bebedouros.
  4. Higienizar os brinquedos, principalmente se houver resíduos de excretas da ave.

 

Em casos de tédio ou estresse

Sensações de aborrecimento e estresse também podem desencadear a cropofagia. A dica é enriquecer a gaiola ou viveiro com brinquedos diversos, móbiles de madeira, argolas e outros acessórios para que a calopsita tire o foco desse desvio comportamental e passe a interagir com outras atividades. Saiba mais em Brinquedos para calopsitas: por que eles são tão importantes. 

 

Atenção à alimentação

Esse é outro ponto a ser observado. Procure oferecer uma boa dieta, incluindo mix de sementes de boa qualidade, ração extrusada, frutas, verduras e legumes, água fresca, farinhada, entre outros, para que não haja uma deficiência nutricional. Leia também o artigo O que as calopsitas comem?

 

Dieta de qualidade - Calopsita comendo fezes: o que pode ser?

Uma dieta de qualidade pode diminuir muito a chance de a ave comer as próprias fezes.

 

Consulte um veterinário 

Em situações de cropofagia, seja ela leve, moderada ou severa ou por qualquer outro desvio comportamental,  o correto é levar a calopsita ao veterinário nos primeiros sinais ou sintomas de algo que fuja de sua rotina. Uma consulta com um profissional ajudará a diagnosticar e determinará com mais facilidade as medidas a serem tomadas para um resultado final satisfatório.

A observação diária é muito importante para perceber quando o problema é inicial, por isso acompanhe a rotina de sua calopsita e faça a manutenção diária (se possível) do viveiro. Gaiola, comedouros, bebedouros, brinquedos limpos, alimentação adequada, enriquecimento ambiental e a atenção são essenciais e podem diminuir muito a chance de a ave ter desvios de comportamento.

Ao tomar esses cuidados, o tutor pode ter certeza de que estará proporcionando um ambiente saudável e feliz para sua ave.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica sobre o que fazer com a calopsita comendo fezes? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outros tutores!

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

 

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora