“Minha calopsita está comendo as próprias fezes, o que está acontecendo?”
Alguns comportamentos de psitacídeos podem nos surpreender e provocar grandes dúvidas. A calopsita comendo fezes é um deles.
Apesar de estranho, isso realmente pode acontecer. Para esclarecer os motivos desse tipo de comportamento, selecionamos algumas informações importantes sobre o assunto. Confira!
Cropofagia
Esse é o termo científico usado para descrever o ato de comer as próprias fezes e esse distúrbio comportamental pode ocorrer não somente em aves, mas também em cães, roedores, gatos e em alguns insetos.
Artigos Relacionados
Perigo para a saúde
É perigoso deixar a calopsita comendo fezes porque durante a ingestão da excreta, a ave pode estar incluindo em seu organismo bactérias, micro-organismos e parasitas. Se a excreta estiver contaminada, possivelmente, a ave apresentará sintomas e, em casos de suspeita, o tutor deverá levá-la ao veterinário para um diagnóstico preciso.
Calopsita comendo fezes: o que pode ser?
A cropofagia pode surgir tanto por motivos fisiológicos quanto por motivos comportamentais. Ela pode ocorrer devido a alguns fatores como:
- Tédio;
- Hábito;
- Falta de higiene no ambiente em que a ave vive (gaiolas, viveiro);
- Desequilíbrio nutricional.
O que é preciso para resolver o problema da calopsita comendo fezes
Por sabermos que alguns fatores desencadeiam a cropofagia, o ideal é começar pela limpeza do ambiente em que o pet vive, deixando o espaço o mais limpo possível.
O que fazer em relação à higiene
- Lavar de uma a duas vezes ao dia o piso do viveiro.
- Manter a bandeja de contenção de excretas longe do alcance do animal e sempre limpa (lavando ou trocando os papéis de forro).
- Limpar poleiros, comedouros, bebedouros.
- Higienizar os brinquedos, principalmente se houver resíduos de excretas da ave.
Em casos de tédio ou estresse
Sensações de aborrecimento e estresse também podem desencadear a cropofagia. A dica é enriquecer a gaiola ou viveiro com brinquedos diversos, móbiles de madeira, argolas e outros acessórios para que a calopsita tire o foco desse desvio comportamental e passe a interagir com outras atividades. Saiba mais em Brinquedos para calopsitas: por que eles são tão importantes.
Atenção à alimentação
Esse é outro ponto a ser observado. Procure oferecer uma boa dieta, incluindo mix de sementes de boa qualidade, ração extrusada, frutas, verduras e legumes, água fresca, farinhada, entre outros, para que não haja uma deficiência nutricional. Leia também o artigo O que as calopsitas comem?
Consulte um veterinário
Em situações de cropofagia, seja ela leve, moderada ou severa ou por qualquer outro desvio comportamental, o correto é levar a calopsita ao veterinário nos primeiros sinais ou sintomas de algo que fuja de sua rotina. Uma consulta com um profissional ajudará a diagnosticar e determinará com mais facilidade as medidas a serem tomadas para um resultado final satisfatório.
A observação diária é muito importante para perceber quando o problema é inicial, por isso acompanhe a rotina de sua calopsita e faça a manutenção diária (se possível) do viveiro. Gaiola, comedouros, bebedouros, brinquedos limpos, alimentação adequada, enriquecimento ambiental e a atenção são essenciais e podem diminuir muito a chance de a ave ter desvios de comportamento.
Ao tomar esses cuidados, o tutor pode ter certeza de que estará proporcionando um ambiente saudável e feliz para sua ave.
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica sobre o que fazer com a calopsita comendo fezes? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outros tutores!
Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti
Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.
É isso que está acontecendo com a minha calopsita. Vou seguir suas informações. Obrigado 🙂