Afinal, é realmente preciso dar banho em gato ou eles conseguem se virar sozinhos? Qual a frequência adequada? Este é um assunto polêmico e que desperta algumas dúvidas.

Todo mundo sabe que gatos detestam banho, mas como são animais extremamente higiênicos, geralmente, dão conta de sua própria limpeza, já que a sua língua áspera consegue remover a sujeira e os pelos mortos, atuando como uma escova.

O dono também pode fazer escovações para contribuir com a limpeza. Entretanto, em algumas situações em que o gato não é capaz de se limpar completamente sozinho, é necessário ajudar.

Desse modo, o ideal é dar banho em gato somente em casos especiais, como por exemplo, quando o bichano dá um passeio e volta sujo.

Especialistas aconselham banhos de seis em seis meses, contudo, o mais indicado é levar o pet a uma consulta veterinária para analisar suas características individuais.

Pensando em esclarecer algumas dúvidas, selecionamos 8 dicas úteis para dar banho em gato. Confira!

1. Acostume desde filhote

O modo mais fácil de acostumar o bichano ao banho é começando a fazer isso desde filhote.

Gatinhos bebês encontram-se no processo de aprendizagem, assim, nessa fase não possuem grandes problemas com novas experiências, quando comparados a gatos na fase adulta. O ideal é dar o primeiro banho em gato depois que tenha recebido todas as vacinas, por volta dos quatro meses.

2. Aparar as unhas dias antes do banho em gato adulto

A sugestão é cortar as unhas do gato adulto alguns dias antes do seu banho, desta forma, as chances de ser arranhado são reduzidas.

Caso o gato goste de ser escovado, você pode utilizar esse momento como distração. Também é possível brincar bastante com o pet antes do banho, assim ele estará cansado e menos propenso à agitação.

8 dicas úteis para dar banho em gato 2

 

3. Não estresse o bichinho

Antes de dar o banho deixe tudo preparado, para ele não perceber tão facilmente o que está para acontecer. O ideal é brincar um pouco ou dar carinho para acalmar o bichano antes do banho. Comece lavando as patinhas e, por último, limpe sua cabeça.

4. Utilize água morna

Mesmo em dias mais quentes, o ideal é usar água morna, pois gatos detestam frio.

Artigos Relacionados

5. Precaução com as orelhas

Cuidado para não molhar muito as orelhas do pet. Evite mergulhar ou colocá-lo debaixo do chuveiro. Caso entre água em suas orelhas, pode ocorrer uma inflamação, por isso o ideal é utilizar apenas uma toalha úmida para limpar seu focinho e orelhas.

6. Use produtos especiais para pets

Não use shampoo, nem mesmo sabonete para dar banho em gato. Produtos especiais para pet são desenvolvidos de acordo com as necessidades dos animais e devem ser usados, já que não causam irritação ou problemas na pele.

8 dicas úteis para dar banho em gato 3

 

7. Depois do banho, seque

Deixar o gato secar ao natural pode causar problemas como doenças de pele, devido ao excesso de umidade. Portanto, sempre seque-o bem. Para isso use o secador de cabelo em temperaturas baixas e mantenha grande distância da pele.

8. Dê uma recompensa no final

Quando finalizar o banho e a secagem, dê a ele uma recompensa, como um petisco ou um brinquedo, por exemplo.

Essa é uma forma de reforçar positivamente um bom comportamento, fazendo com que ele associe o banho à recompensa e não fique tão assustado ou agitado nas próximas vezes.

Você tem alguma outra dica para dar banho em gato? Compartilhe com a gente deixando seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas!