Antigamente, era muito comum vermos alguns aquaristas terem aquário redondo, principalmente para peixinho dourado (kinguio) e peixe betta. Mas você sabia que esse tipo de recipiente é considerado prejudicial aos peixes?

Com o intuito de esclarecer essa questão, selecionamos algumas informações importantes a respeito do assunto. Confira!

 

Por que aquário redondo é prejudicial

Em sua maioria, esse tipo de aquário não é uma boa opção para os peixes, devido a alguns fatores relacionados ao seu formato, como distorção de imagem, dificuldade de adicionar filtros e pouco espaço de contato entre água e superfície (ar).

Entretanto, alguns pontos se relacionam ao fato de que a grande maioria dos aquários redondos são muito pequenos para qualquer tipo de peixe.

 

Problemas que o aquário redondo pode causar

Dentre os problemas existentes, os mais famosos são:

 

Dificuldade de oxigenação da água

Como aquários redondos costumam ter bocas menores do que o diâmetro do resto do corpo do recipiente, não proporcionam um bom contato entre a superfície e o ar. Ou seja, à medida que enchemos o aquário, o espaço para trocas gasosas entre a água e o ar – fundamental para a sobrevivência do peixe – se torna menor.

Largura no topo do aquário redondo - Aquário redondo: por que é prejudicial aos peixes?

Podemos ver que a largura no topo do aquário redondo é muito menor do que a largura na metade do recipiente.

 

Dificuldade de adicionar equipamentos

O formato e os tamanhos disponíveis (pois costumam ser pequenos) dificultam adicionar os equipamentos necessários, como filtros, termostatos e etc, que são essenciais para o bem-estar e qualidade de vida dos peixes.

Apesar do mito de que pode sobreviver em poças d’água, o peixe betta, por exemplo, tende a ficar apático, contrair doenças e pode ir a óbito em água fria. Além da água de boa qualidade e de parâmetros ideais, o betta precisa de espaço para que suas longas nadadeiras se desenvolvam sem infecções. 

 

Pouco espaço

Como qualquer aquário redondo costuma ser muito pequeno, acaba oferecendo pouco espaço para o peixe nadar. Além disso, suja muito mais rápido, fato que o torna mais difícil de mantê-lo saudável para os seus habitantes.

O kinguio é um peixe que produz bastante excremento e necessita de espaço para se desenvolver. A falta de espaço e de qualidade na água pode atrofiá-lo e matá-lo antes mesmo que chegue à sua maturidade sexual.

 

Não possui tampa

Como normalmente o aquário redondo não possui tampa, pode ser ruim para peixes que costumam saltar, como os betta.

 

Distorção da imagem

O vidro curvado do aquário redondo distorce a visão do peixe com relação ao lado de fora do aquário. Acredita-se que isso pode estressar o peixe.

 

Artigos Relacionados

 

Bem-estar é fundamental

É importante destacar que se queremos ter um peixinho como pet, é nossa obrigação proporcionar a ele qualidade de vida e bem-estar.

Aquela visão clássica que temos de um peixinho dourado,  ou um betta, em um aquário sem filtro, sem aquecedor e com muito pouco espaço é extremamente cruel.

E isso é ainda mais sofrido para o peixe dourado (kinguio), que necessita de aquários muito grandes e de um filtro possante, devido ao seu tamanho e sua grande capacidade de sujar o aquário.

Uma vida que depende totalmente de nossos cuidados deve ser respeitada e tratada com responsabilidade.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre por que o aquário redondo é prejudicial aos peixes? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

 

Colaboração: Rodrigo Matos

Aquário redondo: por que é prejudicial aos peixes? 2

Rodrigo é do Rio de Janeiro (RJ), aquarista há mais de 20 anos, é especialista em aquários plantados e gerencia o site peixeseaquarismo.com, onde fala de tudo sobre o mundo do aquarismo.

 

E-book Saiba tudo sobre Kinguios - baixe agora!