Você sabe quais são os peixes de aquário mais procurados?

A cada dia que passa, mais pessoas estão descobrindo a magia de ter um pet como companhia. E o mais interessante disso é que essas mesmas pessoas procuram, cada vez menos, animais de estimação que antes eram escolhas comuns, como cães e gatos. Quem anda ganhando espaço no coração dos amantes de pets são os peixes.

Conhecidos por serem animais de estimação fáceis de cuidar, os peixinhos possuem também a vantagem de serem silenciosos. Além disso, a enorme gama de espécies e as cores variadas têm um encanto que contagia a muita gente. Basta notar a facilidade com que se vê as pessoas observando atentamente a algum aquário. Conheça os 5 tipos de peixes de aquário mais procurados.

 

Betta

Betta - Conheça os 5 tipos de peixes de aquário mais procurados

A grande variedade de cores faz com que o Betta garanta sua posição entre os peixes de aquário mais procurados. A propósito, o charme de suas barbatanas longas, a facilidade com que é encontrado e até mesmo o preço são bastante atraentes, o que faz com que essa espécie de peixe de aquário acabe se tornando a primeira opção de pet de muita gente.

Dadas as suas características, os Betta se desenvolvem melhor em ambientes como as beteiras ou em aquários acima de dez litros, preferencialmente com algum tipo de filtro ou bomba de aquário que ajude a manter a água limpa, sem muita necessidade de trocas frequentes.

Quanto à alimentação, o Betta não é uma opção difícil, pois não demanda grandes cuidados. Cerca de dois ou três flocos de ração, duas vezes por dia, já costumam ser suficientes. Leia o artigo Qual a quantidade de ração para um peixe betta?

No entanto, um cuidado importante a ser levado em consideração é o de que esses peixinhos amam ter o próprio espaço. Assim, deixar um Betta sozinho em seu cantinho, além de mantê-lo mais tranquilo, pode inclusive aumentar sua expectativa de vida.

É importante lembrar também que não será uma boa ideia ter vários desses no mesmo aquário, até pelo fato de que os Betta possuem a tendência de brigar – especialmente no caso de haver dois machos no mesmo aquário. Considere a possibilidade de deixá-lo sozinho, ou acompanhado de outras espécies de peixes, maiores que ele. Confira também o artigo Peixe betta perdendo a cor: o que fazer?

E-book Guia Sobre o Peixe Betta - Baixe agora!

 

 

Peixe Palhaço

Peixe Palhaço - Conheça os 5 tipos de peixes de aquário mais procurados

 

Este tornou-se um dos peixes de aquário mais procurados após o lançamento do filme “Procurando Nemo”, afinal, milhares de pessoas se encantaram com a saga do peixinho-palhaço nas telonas.

Assim como no filme, o peixe-palhaço tem o mar como habitat, o que demanda alguns cuidados em relação à sua adaptação aos aquários. Como se trata de um peixe de água salgada, será preciso adicionar sal marinho à água do aquário – jamais use sal de cozinha, pois fará muito mal a ele.

Outros cuidados em relação ao aquário são o uso de filtros e bombas, além de termostato para verificar e manter a temperatura estável em cerca de 25 graus. O aquário deve ter capacidade mínima de 75 litros, em se tratando de um único peixinho dessa espécie. No caso de criar mais de um desses no mesmo ambiente, serão necessários, no mínimo, 150 litros.

Além disso, a água do aquário precisa ser trocada pelo menos a cada quinze dias, e é interessante decorar o ambiente com anêmonas ou recifes de coral, a fim de ajudar na adaptação. Saiba mais lendo o artigo Troca parcial de água nos aquários

Em caso de querer uma companhia para seu peixinho, prefira algum peixe mais dócil que seja de outra espécie ou pense na ideia de formar casais de peixes-palhaço, pois dois machos da mesma espécie não costumam se dar muito bem.

 

Artigos Relacionados

 

Peixinho Dourado

Peixinho Dourado - Conheça os 5 tipos de peixes de aquário mais procurados

 

Um dos mais populares entre os pets, o peixinho dourado dispara no ranking dos peixes de aquário mais procurados, não só pela beleza, mas também por ser bastante pacífico, sociável e fácil de cuidar.

O ambiente ideal para essa espécie de peixe são aquários com cerca de 40 litros de capacidade, e que mantenham a temperatura da água entre 16 e 22 graus. Além disso, pode ser decorado com areia, cascalhos e até pedras grandes.

Sua alimentação demanda certos cuidados, pois se trata de uma espécie de comilão inveterado. Desta forma, é sempre bom estar atento, pois ele até pode comer ração, mas deve ser complementada com legumes frescos, e precisa ser oferecida em pequenas quantidades, três vezes ao dia.

Por sua natureza sociável, o peixinho dourado faz jus ao nome, pois ele é mesmo de ouro: consegue conviver sem problemas com vários companheirinhos, tanto da mesma espécie quanto de outras.

E-book Saiba tudo sobre Kinguios - baixe agora!

 

Acará Bandeira

Acará Bandeira - Conheça os 5 tipos de peixes de aquário mais procurados

 

Essa espécie é uma das mais chamativas e um dos peixes de aquário mais procurados em lojas especializadas. Típico da América do Sul, pode ser encontrado em rios e córregos lentos, principalmente em locais com densa vegetação aquática, com grande quantidade de raízes e troncos.

O aquário deve ter proporções com capacidade em torno de 200 litros e deve conter troncos e raízes, com plantas altas para oferecer refúgio.

Por ser uma espécie que vive em cardume, deve ser mantida em pelo menos seis indivíduos. Após a definição da hierarquia entre eles, tendem a ser pacíficos, mas o ideal é evitar colocar peixes muitos menores no mesmo ambiente.

Em ambiente natural alimenta-se de pequenos crustáceos, invertebrados aquáticos (insetos) e pequenos peixes. No aquário, deve-se servir alimentos secos e fornecer periodicamente artêmias vivas ou congeladas.

 

Carpa

Carpa - Conheça os 5 tipos de peixes de aquário mais procurados

 

De porte um pouco maior que os demais peixes de aquário mais procurados, a carpa é uma espécie geralmente criada em lagos e rios, mas que se adapta também a aquários ou tanques, desde que se tenha os devidos cuidados.

Por possuírem um organismo muito sensível, tanto as carpas comuns quanto as ornamentais acabam dando um pouco mais de trabalho do que as demais espécies, e precisam de atenção especial quanto à alimentação: pode ser ministrada a ração, aliada a larvas e crustáceos. Porém, caso as carpas não se alimentem em um espaço de poucos minutos, será necessário retirar os alimentos da água, pois a sujeira é prejudicial a esse tipo de peixe.

Um dos detalhes mais interessantes sobre as carpas é que, além da incomparável beleza e graciosidade, geralmente o tamanho da carpa muda, se adaptando conforme o aquário. Apesar disso, para ter um espécime desses em aquário, é imprescindível que o ambiente possua capacidade em torno de 200 litros. Também é conveniente utilizar bombas e filtros para a filtragem e oxigenação da água, favorecendo a manutenção de um ph médio próximo a 7 e uma temperatura por volta de 18 graus.

Também devem ser observados alguns cuidados quanto à convivência das carpas com outros peixes: em aquários, o recomendável é ter apenas um exemplar desses. Já quando se tratar de tanques e lagos, é interessante manter apenas peixes da mesma espécie, a fim de evitar que uns se tornem predadores dos outros.

 

Que tal escolher um dos tipos de peixes de aquário mais procurados?

Como vimos, assim como em relação a outros tipos de pets, as opções de peixinhos para se ter como animal de estimação são bem variadas. E agora que você sabe um pouco mais a respeito desses pets diferentes, que tal inovar não só nos conhecimentos, mas também na prática?

Certamente ele está só esperando para conquistar seu carinho e admiração, além de deixar seu mundo bem mais colorido.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!