Será que calopsita toma banho?

Sabemos que na natureza, uma boa parte dos animais toma banho sempre que tem oportunidade. Com as aves isso não é diferente. Entretanto, no caso das aves domésticas, são os tutores quem devem proporcionar esses momentos aos pets.

Sendo assim, muitas dúvidas podem surgir a respeito do assunto, por isso destacamos algumas informações importantes para solucionar essa questão.

Continue lendo este artigo para saber como cuidar da higiene da ave.

 

Calopsita toma banho?

Em primeiro lugar, podemos afirmar que calopsita toma banho, sim. O banho é de grande importância para as calopsitas que em sua maioria adora água.

No banho, é feita a limpeza das penas, patas e bicos, ou seja, impurezas, poeiras e até mesmo a própria queratina das penas são removidas durante essa ação. Em dias quentes, o banho ajuda também a baixar a temperatura corporal e desestressar a ave, além de ser uma diversão e um momento de relaxamento.

O banho desestressa - Calopsita toma banho? Confira como cuidar da higiene da ave

O banho desestressa e diverte a calopsita.

 

Como proporcionar um banho para a ave

Muitos tutores optam por banheiras, potes e até mesmo algumas bacias. É importante salientar que qualquer utensílio ou acessório usado para o banho deve ser raso e amplo para que a ave não sofra afogamento.

 Há também outras formas de proporcionar um banho para calopsitas, utilizando borrifadores de água,  ou  mangueira (por meio de um jateador bem fraquinho e em forma de gotículas de chuva).

Existem ainda aquelas aves que não gostam de banho de forma alguma. Para deixar esse momento mais divertido e prazeroso, uma dica útil é colocar na água ervas aromáticas  frescas como: manjericão,  hortelã,  camomila,  alecrim. Desta forma, é possível proporcionar, literalmente, um banho aromático e relaxante para a calopsita!

 

Artigos Relacionados

 

Produto de higiene

Você pode estar se perguntando: “Se calopsita toma banho, quais produtos de higiene utilizar neste momento?” Em especial, quando se trata de banho em aves não se deve usar absolutamente nenhum tipo de produto de higiene ou químico.

As penas das aves são impermeáveis devido a uma leve camada de óleo (produzida pela glândula uropigial) e não devem entrar em contato com nenhum tipo de produto abrasivo ou desengordurante,  justamente para que essa camada impermeabilizadora não seja retirada. Ela é de suma importância para manter a saúde da ave e as penas sempre secas.

Recentemente alguns produtos voltados para banho em aves foram lançados. Esses produtos específicos podem ser usados, mas produtos humanos ou para outras espécies de pet não devem ser utilizados nunca. 

Banho aromático - Calopsita toma banho? Confira como cuidar da higiene da ave

Colocar ervas frescas na água proporciona, literalmente, um banho aromático e relaxante para a calopsita.

 

Cuidados relacionados ao banho da calopsita

Quando a calopsita toma banho, o tutor deve tomar alguns cuidados.

  • A água deve estar sempre em temperatura ambiente;
  • Em dias frios e chuvosos, os banhos não são recomendados. Caso sejam necessários, devem ocorrer no momento mais quente do dia, para que a ave tenha tempo hábil de se secar até a hora de dormir;
  • Em regiões quentes e nos dias de calor intenso, o banho pode ser diário;
  • Evitar dar banho na calopsita diretamente no chuveiro, pois o banheiro humano é repleto de bactérias que podem infectar a ave e fazê-la adoecer.

Pata Mania - Acesse agora!

 

Dica importante

Vale salientar que a ave sabe a medida certa de umedecer suas penas, por isso é preciso ter cuidado nos banhos de mangueira ou nos banhos com borrifadores.

Ficou com alguma dúvida se calopsita toma banho ou tem alguma dica de como tornar esse momento ainda mais prazeroso para a ave? Deixe seu comentário! Você poderá ajudar outros tutores.

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti-1

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

Cadastre-se em nossa newsletter