Já parou para se perguntar como os peixes respiram?

Essa é uma dúvida muito comum para quem é apaixonado por peixes, principalmente para quem está cogitando a ideia de montar um aquário.

Para saber sobre a respiração dos peixes é importante entender a fisiologia desse ser aquático. E com o intuito de ajudar nessa tarefa, vamos esclarecer todos os detalhes. Confira!

 

Oxigênio em abundância é vital para os peixes

Para entender como os peixes respiram, é importante saber que assim como ocorre com todos os seres vivos, eles também precisam de oxigênio para realizar suas funções vitais.  

Por isso, é importante que o aquário tenha uma bomba eficiente, capaz de manter todo o ambiente oxigenado, para que os peixes que ali habitam possam viver em um espaço saudável.

Também é importante destacar que o aquário cheio pode ser prejudicial, pois a alta concentração de gás carbônico na água afeta negativamente o cérebro e o sistema nervoso central dos peixes. E com isso, eles acabam tendo mais dificuldades de desviar de obstáculos, escapar de predadores e se organizar em cardumes.

Cardume - Como os peixes respiram

A alta concentração de gás carbônico na água afeta o sistema nervoso central dos peixes, dificultando que escapem de predadores e se organizem em cardumes.

Como os peixes respiram

O processo de respiração dos peixes se dá por uma parte de seus corpos conhecidos como brânquias.

A água entra pela boca do peixe e é encaminhada até o órgão responsável pela respiração, passando por pequenos cílios que filtram impurezas.

A partir do processo de filtragem, a água é enviada para as brânquias onde é feita a troca gasosa, captando oxigênio e liberando gás carbônico.

As brânquias são compostas por filamentos formados por capilares que carregam o sangue do animal em sentido inverso ao da água.

Dessa forma, o sangue leva o oxigênio para todo o organismo e o peixe devolve a água para o aquário por meio dos opérculos, cavidades localizadas ao lado da cabeça, exatamente onde ficam as brânquias.

 

Artigos Relacionados

 

Por que as bombas são importantes para a oxigenação

A oxigenação oferecida ao peixe em ambiente natural é feita por meio de trocas gasosas que ocorrem com o ar atmosférico.

Quanto maior a superfície de contato com o ar, melhor a oxigenação.

A água possui uma característica conhecida como tensão superficial, que é responsável por dificultar a troca de gases na superfície. As bombas que movimentam a água têm justamente a função de evitar esse efeito no aquário.

Dessa forma, com a bomba em funcionamento, a tensão não se forma e a troca de gases é beneficiada, melhorando a oxigenação para os peixinhos.

 

Má circulação da água = mais oxigênio na superfície

Já viu um peixe subindo para a superfície por falta de oxigênio no aquário? Isso dá a falsa sensação de que ele respiraria fora da água, mas é um equívoco de interpretação.

Quando ocorre má circulação de água no aquário, o oxigênio não é distribuído de maneira uniforme e se concentra mais na superfície, fazendo com que o peixe suba para respirar.

 

Peixes pulmonados

Por outro lado, também é interessante destacar que existem alguns peixes pulmonados. Eles possuem pulmões e brânquias e com isso, conseguem respirar dentro ou fora da água.

Também chamados de Dipnoi (do grego “dupla respiração”), esses peixes pulmonados vivem exclusivamente em ambientes de água doce. Sua principal característica é a respiração através de uma estrutura que funciona como um pulmão primitivo.

Um exemplo é o peixe-cobra, que consegue ficar enterrado na lama durante o período de seca. Para isso, o animal diminui seu metabolismo e fica aguardando o período em que a água subirá novamente.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre como os peixes respiram? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!