Este verão, antes de cuidar da sua pele, dê uma atenção maior para seus animais de estimação. À medida que a temperatura aumenta gradualmente, é aconselhável manter o seu pet dentro de casa. Seus animais de estimação podem sofrer de desidratação e, em muitos casos, a exposição pode ser fatal. O animal deve ser mantido dentro, de preferência sob o ventilador. As pessoas na cidade geralmente têm animais de estimação como cães, gatos e pássaros. Aqui estão algumas dicas para amenizar o calor do seu amigo.

Ao contrário dos seres humanos, que estão cobertos de glândulas sudoríparas que nos ajudam a esfriar, os gatos e os cães têm maneiras limitadas de resfriar seus corpos. Eles têm muito poucas glândulas sudoríparas (apenas em suas almofadas de pé), por isso ofegante é a melhor defesa contra superaquecimento. Os sinais de que seu animal de estimação está em superaquecimento incluem:

  • Excessiva ofegante e/ou babando;
  • Patas suadas e/ou anormalmente quentes;
  • Apatia;
  • Tropeços, movimentos desajeitados;
  • Língua, boca e/ou orelhas vermelhas brilhantes;
  • Pulso rápido;
  • Vômito;

Estas são as formas mais eficazes de manter seu animal de estimação seguro e protegido neste verão:

  • Forneça sempre mais do que suficiente em água fresca;

O superaquecimento é acelerado pela desidratação. Se o seu animal de estimação está dentro ou fora de um dia quente, ele precisa ter acesso a muita água, já que a água pode ajudar a reduzir a temperatura do corpo.

  • Forneça acesso a áreas frescas e sombreadas;

Seu animal de estimação precisa de lugares para se esconder do sol. Se você está deixando seu pet dentro de casa, deixe o ar condicionado ou forneça quaisquer métodos de resfriamento em casa que você usaria se estivesse lá, desde que eles sejam seguros de usar sem sua supervisão.

  • Não, em nenhuma circunstância, deixe seu animal de estimação em um carro quente;

Os carros se aquecem muito rapidamente, por isso não leva muito tempo para que eles atinjam temperaturas perigosas. Se é muito quente para deixar um bebê no carro, é muito quente para deixar seu animal de estimação coberto de peles no carro.

  • Deixe-os tranquilos, em dias extremamente quentes;

Se eles não precisam, não forçá-los a exercer excesso de energia. Isso só os aquecerá mais rápido. Ou, mantenha o exercício para manhãs e noites, quando é muito mais frio.

Se o seu animal de estimação está superaquecendo, mas ele ainda é capaz de ficar sozinho, levá-lo a uma área legal e sombreada, traga-lhe a tigela de água e fique com ele até esfriar. No entanto, se ele não responde, primeiro molhe-o com água fria (não gelada), concentrando-se na cabeça, no pescoço e entre as pernas. Isso acelerará o processo de resfriamento. Se ainda assim ele permanecer inerte, leve-o imediatamente ao veterinário.