Assim como para os humanos, a hidratação do pet é fundamental para a saúde. Por isso, reunimos algumas considerações importantes a respeito desse assunto.

 

Eliminação de líquidos dos pets

É importante destacar que o organismo dos animais não é similar ao nosso, desta maneira, o processo de sudorese ocorre de forma totalmente diferente do nosso. 

Principalmente em relação aos cães, cuja capacidade de eliminação das toxinas através da pele se encontra totalmente limitada devido às almofadinhas que possuem debaixo das suas patinhas. Assim, a única maneira de eliminar os líquidos da sua pele é por meio da urina.

Desta forma, ofereça água fresca e límpida para o seu pet, senão ele pode sofrer danos que prejudicarão a sua saúde. 

Por que a hidratação do pet é fundamental para a saúde do animal? 2

 

Como oferecer água

Ofereça água em um recipiente grande para garantir que sua hidratação seja completa e para evitar que o pet continue com sede depois de beber água. Esse é um dos principais problemas quando o recipiente é pequeno. 

Em dias quentes, é essencial que você sirva água em um local que tenha sombra, já que o animal pode ter problemas, caso venha a ingerir água quente. O ideal é servi-la em ambiente fechado, para evitar que o líquido seja contaminado com bactérias que podem existir ao ar livre. 

Também é muito importante que a água seja trocada com regularidade e que o recipiente esteja em perfeitas condições. 

Como oferecer água - Por que a hidratação do pet é fundamental para a saúde do animal?

Ofereça água em um recipiente grande para evitar que o pet continue com sede depois de beber água.

 

Artigos Relacionados

 

Importância da hidratação do pet

Como 60% do peso total de um cão ou um gato adulto é composto por água, é justamente devido a isso que a hidratação do pet é tão importante para manter a saúde do seu animal em dia.

A água é um dos elementos vitais para que o animal consiga executar, de maneira adequada, todo os processos que envolvem o funcionamento do seu organismo e que são indispensáveis para seu desenvolvimento mental e físico, além de serem indispensáveis para o crescimento e fortalecimento de suas defesas contra diversas doenças. 

Por que a hidratação do pet é fundamental para a saúde do animal? 3

Cerca de 60% do peso total de um cão ou um gato adulto é composto por água.

 

Recomendações para manter o pet hidratado

De modo geral, a quantidade de água necessária depende do peso dos animais. O adequado são 60 mililitros por quilo, contudo esse volume tende a aumentar em temperaturas altas, já que nesses casos o bichinho pode desidratar mais facilmente. 

Além disso, filhotes ou animais que possuem idade avançada requerem um cuidado especial, pois sofrem mais por desidratação. 

Ao levar seu animal para passear é importante levar uma garrafa de água fresca e limpa para que a hidratação do pet seja adequada. Em dias quentes, também é aconselhável reduzir o tempo dos exercícios. 

E caso tenha que ficar algum período longe ou viajar, faça pausas para oferecer água ao bichinho de estimação. 

Recomendações para manter o pet hidratado - Por que a hidratação do pet é fundamental para a saúde do animal?

Ao levar seu animal para passear é importante levar uma garrafa de água fresca e limpa para que a hidratação do pet seja adequada.

 

E quando o pet não quer beber água?

Apesar de ser incomum, essa situação pode ocorrer mais com os cães, por isso é importante estar atento e tomar algumas providências. Confira nossas dicas:

  • Adquira uma fonte de água para o pet e procure mantê-la sempre limpa e descalcificada.
  • Alimente-o com uma ração leve.
  • Ofereça ao animal alimentos úmidos em sachês ou enlatados, encontrados em lojas próprias para pets. São muito nutritivos e, além de hidratá-los, substituem até mesmo uma refeição.
  • Caso nenhuma das recomendações anteriores funcionem, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Ao seguir essas orientações seu animal se manterá hidratado e sem riscos para sua saúde. 

 

Ficou com alguma dúvida ou tem mais dicas sobre hidratação do pet? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Você pode ajudar outras pessoas!