Distúrbio de comportamento da calopsita: por que isso acontece?

Distúrbio de comportamento da calopsita: por que isso acontece? 1

Como bem sabemos, a calopsita é uma ave extremamente amorosa, inteligente, sociável, amistosa, alegre e companheira!

Quando bem manejada – e isso engloba a boa alimentação diária, recinto, brinquedos, utensílios e poleiros limpos, enriquecimento ambiental, cuidados e atenção de seus tutores – a ave mostra toda sua vivacidade, saúde e proporciona ao tutor inúmeros momentos de amor, boas risadas e companheirismo ímpar.

Mas existem casos em que tudo isso começa a virar um problema e mexer com o comportamento da calopsita, desenvolvendo no pet alguns distúrbios comportamentais. Por que isso acontece e quais os distúrbios mais frequentes?

Neste conteúdo vamos abordar um pouco sobre esse outro lado, tão difícil e sofrido tanto para o tutor quanto para a própria ave.

Se você também tem dúvidas sobre o comportamento da calopsita, continue a leitura!

 

Distúrbio de comportamento da calopsita: o que pode ser?

Transtornos de ordem psicológica

Alguns transtornos que mexem com o comportamento da calopsita podem ser de ordem psicológica e geram medo, estresse, tédio ou solidão, entre outros fatores emocionais.

Esse tipo de transtorno pode acarretar automutilação, na qual a ave tende a arrancar as próprias penas, começar a bicar insistentemente partes do próprio corpo, causando assim ferimentos graves e perda parcial ou total das penas em algumas regiões.

 

Artigos Relacionados

 

Transtornos de ordem patológica

Há também transtornos de ordem patológica que interferem no comportamento da calopsita.

São as doenças em si, tais como: elevação hormonal desequilibrada, que pode causar agressividade, e alimentação irregular e desbalanceada que pode acometer alguns órgãos fazendo-os produzirem substâncias nocivas à saúde da ave.

 

Experiência traumática

Experiências negativas e traumáticas também causam um impacto emocional e, às vezes, até físico no animal, alterando o comportamento da calopsita.

Para exemplificar essas experiências negativas e traumáticas, podemos citar algumas circunstâncias como: pegar a ave agarrando-a à força por cima; gritos ou barulhos muito altos; agressividade ou impaciência do próprio tutor tentando impor algo que ele queira, mas a calopsita não.

Esse processo é extremamente aflitivo e impactante para o pet, deixando em suas memórias essa marca negativa.

enriquecimento ambiental - Distúrbio de comportamento da calopsita: por que isso acontece?

Boa alimentação diária, enriquecimento ambiental, cuidados e atenção proporcionam vivacidade e saúde à ave.

 

O que fazer para reverter o distúrbio de comportamento da calopsita

Esses são apenas os distúrbios mais comuns, porém existem muitos outros problemas de transtornos.

Ao tomar conhecimento disso, o que o tutor deve fazer caso tenha uma situação como essa com seu pet em casa?

O primeiro passo é tentar identificar a causa, observar o comportamento e manter a serenidade para entender a situação.

Caso haja um quadro patológico, é necessário levar a ave a uma consulta veterinária o mais rápido possível para um diagnóstico preciso.

Ao identificar distúrbios no comportamento da calopsita é imprescindível cuidar com todo o amor, paciência e zelo, principalmente porque a ave não sabe se expressar com palavras. Por isso a observação é tão importante.

 

Como evitar o distúrbio de comportamento da calopsita

Para que a ave esteja sempre sadia, é essencial que o tutor proporcione tudo o que ela necessita: dieta equilibrada, enriquecimento ambiental, distração, amor e atenção diária.

Para que transtornos como os mencionados não se tornem uma possibilidade, é preciso oferecer no recinto onde ela passa a maior parte do tempo: brinquedos, caixas de forrageamento e atividades para que ela se distraia.

Dessa forma, a calopsita gasta energia e se desestressa, principalmente se for um pet único e se o tutor fica ausente por muitas horas consecutivas.

E ao perceber qualquer sinal de comportamento diferente do habitual, o recomendado é procurar um veterinário, antes de qualquer agravamento.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre distúrbios de comportamento da calopsita? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti-1

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 48 aves (16 calopsitas e 24 periquitos australianos e 8 diamantes mandarins) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora


Alan Maia

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Inscrever
Notificar de
1 Comentário
mais antigos
mais recentes mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Denise Augusto
9 meses atrás

Eu acho muito legal estas matérias ajudam muito parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻