Doenças de calopsita: confira as mais comuns e seus sintomas

Doenças de calopsita: confira as mais comuns e seus sintomas

Por sua beleza e inteligência, as calopsitas estão entre as aves mais queridas como pets. 

No entanto, assim como qualquer outro animal de estimação, a calopsita também demanda cuidados para que tenha uma boa saúde e seja feliz.

Pensado nisso, neste artigo abordaremos algumas doenças de calopsita, mas que são comuns e acometem também periquitos, papagaios e aves de forma geral. Confira!

 

Artigos Relacionados

 

Cuidados para uma saúde plena

Antes de adentrar em doenças de calopsitas, é importante ressaltar que para a saúde plena do animal, uma boa alimentação é fundamental. Leia também O que as calopsitas comem?

Tão importante quanto a alimentação é a higienização de viveiros, utensílios (bebedouros, comedouros, poleiros e brinquedos) e de tudo o que estiver no espaço onde o pet fica.

 A higienização evita inúmeras enfermidades causadas por bactérias, vírus e protozoários que se instalam em ambientes ou utensílios não profilaxiados constante e corretamente.

Higienização de utensílios - Doenças de calopsita: confira as mais comuns e seus sintomas

A higienização evita inúmeras enfermidades causadas por bactérias, vírus e protozoários que se instalam em ambientes ou utensílios.

 

Doenças de calopsita: atenção aos sinais

As aves nos mostram sinais claros de que algo não está bem, por isso, é necessário um olhar cuidadoso no manejo diário.

Sinais de sonolência, excretas com odor ou consistências diferentes, apatia, falta de apetite, não beber água, parar de vocalizar (cantar) e “encorujar” (ficar arrepiada) são evidências claras de que algo está errado.

Algumas doenças são oportunistas e só afloram quando a imunidade do pet está baixa. Outras são mais agressivas, debilitando a ave em poucas horas.

Leia também Calopsita doente: O que fazer?

 

Falta de apetite - Doenças de calopsita: confira as mais comuns e seus sintomas

A falta de apetite é um dos sinais de que algo não está bem.

 

Confira as doenças de calopsitas mais comuns

Como também abordado no Canal do Pet, as principais doenças de calopsita são:

 

1. Ceratoconjuntivite viral ou bacteriana

Produz secreção e avermelhamento dos olhos.

Pode ser sanada com tratamento tópico, ou seja, colírios específicos.

 

2. Ascaridiose/ Coccidiose / giardíase

São infecções parasitárias, nas quais os agentes causam emagrecimento, prostração, diarreias e perda de energia.

O tratamento é feito com remédios antiprotozoários.

 

3. Aspergilose

Essa é uma infecção micótica, podendo acometer os animais pela inalação dos agentes causadores.

Os principais sintomas são: emagrecimento progressivo, perda de apetite, cansaço ao brincar, dificuldade respiratória. Pode ser tratada com antifúngicos e nebulizações.

 

4. Clamidiose

Doença bacteriana que acomete o sistema imunológico e causa dificuldade respiratória, emagrecimento, secreções oculares e amolecimento das fezes.

O tratamento com antibióticos e suporte nutricional são eficazes.

 

5. Problemas hepáticos

E ainda muito frequente, há os problemas hepáticos causados, numa grande maioria, por uma alimentação desbalanceada e errada.

 

Sintomas identificados, procure um veterinário

Vale lembrar que neste conteúdo foram citadas apenas algumas doenças de calopsitas. Dessa forma, fica o alerta e esclarecimento sobre alguns sintomas.

Caso o tutor perceba que algo não está dentro da normalidade com o pet, deve procurar o mais rápido possível por um médico veterinário para diagnosticar o quadro.

Também é essencial destacar que o tutor jamais deve medicar sua ave por conta própria, pois uma medicação administrada erroneamente pode levar o pet ao óbito.

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti-1

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 48 aves (16 calopsitas e 24 periquitos australianos e 8 diamantes mandarins) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora


Alan Maia

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments