Filhote de calopsita: comprar na papa ou comendo sozinho?

Filhote de calopsita: comprar na papa ou comendo sozinho?

As calopsitas estão entre as aves domésticas mais populares. Elas são charmosas e encantam com sua alegria, inteligência e companheirismo.

Entretanto, uma dúvida muito comum entre futuros tutores que desejam ter uma ave como pet é: “comprar filhote de calopsita na papa ou comendo sozinho?”

Devido à frequência dessa questão, desenvolvemos um conteúdo para esclarecê-la. Confira!

 

Filhote de calopsita na papa ou comendo sozinho: qual a melhor opção?

Quando falamos em filhote de calopsita, vale ressaltar que o melhor é sempre optar por uma ave que já esteja se alimentando sozinha.

Pois quando compramos uma calopsita com cerca de 20 a 30 dias de vida, ela ainda, possivelmente, está sendo alimentada pelos pais e esse período e processo são extremamente importantes para o seu desenvolvimento físico, fisiológico e psicológico.

Nesse período de vida, que se inicia no nascimento até aproximadamente 60 dias, o filhote de calopsita receberá dos pais todos os nutrientes, hidratação e anticorpos necessários para que cresça forte e saudável.

 

 

Aves muito novas requerem total disponibilidade do tutor

Em contrapartida, quando adquirimos uma ave muito nova (entre 20 e 30 dias de vida) é necessário que o tutor tenha conhecimento de manejo.

Ele precisa saber a temperatura certa, a consistência e os horários em que a papa (fórmula especial para filhotes) deverá ser administrada e de que forma ela deve ser dada, seja através de colher ou sonda.

Não é somente fazer a papa e dar aleatoriamente a quantidade em horários em que o tutor esteja disponível.

É importante saber que a medida certa varia de acordo com a idade da ave e o filhote requisita disciplina, paciência e atenção.

Muitos tutores, por vezes, acabam levando filhotes ao óbito por não saberem e acharem que podem fazer de qualquer forma.

Esse é um erro cruel e gigantesco em querer criar uma calopsita muita nova.

 

filhote de calopsita recebe dos pais todos os nutrientes - Filhote de calopsita: comprar na papa ou comendo sozinho?

Até seus 60 dias, o filhote de calopsita recebe dos pais todos os nutrientes, hidratação e anticorpos necessários para que cresça forte e saudável.

 

Opte por filhote de calopsita que se alimenta sozinho

Opte sempre por filhotes desmamados, que já se alimentam e se hidratam sozinhos. Além de garantir uma segurança maior para a ave, o tutor também terá uma dificuldade menor.

Um grande engano é acreditar que quanto mais novo for o filhote, melhor para amansá-lo. Por isso muitas pessoas procuram por aves recém-nascidas ou com poucas semanas de vida.

Cuidado, isso não é uma regra! Alimentar manualmente não é resultado de ave mansa no futuro. Nem todo pássaro alimentado na mão torna-se manso, assim como nem todo pássaro alimentado pelos pais torna-se arisco.

 

Artigos Relacionados

 

Todo filhote necessita dos pais

O que vale mesmo é ter a consciência de que o pet necessita dos cuidados dos pais até atingir sua independência, sair do ninho e poder começar a comer e beber sozinho.

Somente em casos especiais, como abandono de filhotes ou rejeição dos pais, devemos retirar ou alimentar um filhote na papa. Essas são situações nas quais não há alternativa que não seja a intervenção humana.

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 48 aves (16 calopsitas e 24 periquitos australianos e 8 diamantes mandarins) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora


Alan Maia

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Inscrever
Notificar de
1 Comentário
mais antigos
mais recentes mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Denise Augusto
5 meses atrás

Sempre com materiais maravilhosa 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻