Hoje a seleção de cães originários de países participantes da Copa do Mundo 2018 apresenta o Pastor de Beauce. Originário da França, o Pastor de Beauce  é descendente dos “cães de planície” que antigamente vigiavam os rebanhos da Bacia parisiense. No fim do século XIX, os cães de pelo curto foram chamados  de Beaucerons e os de pelo longo foram denominados Briards. Em 1896, E. Boulet, instigador da raça, participou da criação de um clube francês do Cão Pastor e em 1911 foi fundado o Clube Dos Amigos de Beaunceron.

Tendo como nome de origem Berger de Beaunce, o Beaunceron também é conhecido como Cão Pastor Francês de Pelo Curto e foi qualificado de “Bas Rouge”, ou seja, “meias vermelhas”, devido às  marcas de fogo em suas extremidades.

A seleção da  raça, que é considerada de porte grande, esteve muito tempo  entre o trabalho com rebanho, as exposições, concursos de guarda e de defesa. No entanto, manteve-se fiel à condução de rebanho e possui em seu histórico de trabalho o pastoreio e a caça a javalis. Entre suas utilizações está o pastoreio de rebanho ovino e bovino, cão de defesa, de guarda, exército, resgate, farejador e companhia.

É um cão muito difundido na França, porém é praticamente desconhecido em outros países, com exceção da Bélgica.

 

Temperamento do Pastor de Beauce

Com tamanho variando entre 61 e 70 cm e pesando de 25 a 45 kg, o Pastor de Beaunce é rápido, corajoso e vigilante, com uma presença surpreendentemente dissuasiva. Apesar de ser desconfiado com estranhos, só consegue ser feliz no meio de uma famíla, sendo fiel ao seu dono e manso com as crianças. Costuma mostrar-se dominador perante outro macho e possui faro de grande desempenho, utilizado de pistagem à busca de trufas.

É um obediente atrevido, ou seja, tem comportamento direto e  dinâmico no trabalho, sendo ao mesmo tempo, respeitoso e maleável.  Também é rústico e precisa de espaço e prática de exercício. Como não pode ficar fechado, não deve viver em apartamentos. Sua maturidade é tardia, portanto precisa de educação estrita, de ordens e com atividades para gastar sua energia.

Também precisa ser escovado duas ou três vezes por semana e ter os ergots (quinto dedo do cachorro) aparados regularmente.

 

Confira suas características

 

Cabeça do Pastor de Beauce

Longa, com ⅖ do tamanho e modelada. Seu crânio é chato e o stop pouco pronunciado. Possui cana nasal ligeiramente convexa e focinho nem estreito, nem pontiagudo.

 

Olhos do Pastor de Beauce

São redondos, escuros e de expressão franca.

 

Orelhas do Pastor de Beauce

De inserção alta, naturalmente pendentes, não coladas, chatas e curtas. Quando cortadas, são portadas eretas.

 

Corpo do Pastor de Beauce

É poderoso, de construção geral sólida e musculoso sem ser pesado. Possui peito largo, alto e profundo; dorso reto; lombo largo e garupa pouco inclinada.

 

Membros do Pastor de Beauce

Pernas ligeiramente portadas para trás, com patas ovais, compactas e fortes. Ergots duplos nos membros posteriores, situados no interior, junto da pata.

 

Cauda do Pastor de Beauce

Inteira, portada baixa, ligeiramente guarnecida de pelos, descendo até a ponta do jarrete, sem desviar, formando ligeiro gancho em forma de J.

 

Pelo do Pastor de Beauce

Raso na cabeça, forte, grosso e assentado no corpo, com 3 ou 4 cm de comprimento. Nas coxas e na parte  inferior é ligeiramente franjado. Subpelo muito curto, fino, denso e penugento, geralmente cinza rato.

 

Pelagem do Pastor de Beauce

Preta e fogo (bicolor), luvas vermelhas (o mais frequente), cor preta muito carregada e fogo (canela). Possui marcas fogo nas pastilhas por cima dos olhos, de ambos os lados do focinho, garganta e na parte inferior da cauda. Nos membros, o fogo desce até as patas e os antebraços (gênero de “meias” a que se deve o nome de Bas Rouge). Arlequim: cinza, preto e fogo (tricolor), cinza e preto distribuídos em partes equivalentes, em manchas e com as mesmas marcas fogo clássicas.

Gostou do Pastor de Beauce? Confira também o Fila Brasileiro, raça representante do Brasil em nossa seleção de cães!