Chegou a vez de falarmos sobre o Marrocos em nossa seleção de raças originárias dos países participantes da Copa do Mundo 2018 e a raça canina é o Aidi.

É provável que o cão marroquino Aidi seja proveniente do Saara. Vive nas montanhas, defendendo seus donos e seus bens contra feras, mas nunca guardou rebanhos. Esse fato explica o motivo pelo qual o padrão publicado na Apelação de Cão Pastor de 1963 foi substituído pelo de 1969. Alguns cães da raça Aidi chegaram na França em 1992.

Também conhecido como Cão do Atlas, apesar de ser usado como cão de pastoreio, protegendo rebanhos de ovelhas e cabras, é considerado possuidor de habilidades de caça e de um bom faro.

O Aidi integra o grupo das raças grandes, com tamanho que varia de 52 a 62 cm, pesando aproximadamente 30 kg.

 

Temperamento do Aidi

É um cão rústico, com potência e mobilidade notáveis. Está sempre vigilante e pronto para agir. Corajoso, defende seu dono e sua família tanto contra predadores como contra estranhos. Também é eficiente em detectar a presença de serpentes.

Para educá-lo é imprescindível ter firmeza e respeito, pois embora seja manso, tem uma forte personalidade.

Considerado um cão de guarda e de companhia, pode até viver em apartamento, mas para que seja feliz e saudável, precisa exercitar-se diariamente. Também necessita ser escovado ao menos uma vez por semana.

 

Conheça as características físicas do Aidi

 

Cabeça do Aidi

Tem cabeça de urso, seca e bem proporcionada ao conjunto do corpo. Seu crânio é largo e o stop pouco pronunciado. Possui focinho cônico e trufa preta ou marrom, a condizer harmoniosamente com a pelagem. Possui maxilares forte, lábios ajustados pretos ou marrons.

 

Olhos

De tamanho médio e tonalidade escura. Suas pálpebras são ligeiramente oblíquas e bem pigmentadas.

 

Orelhas

São médias, com as pontas arredondadas, portadas semipendentes.

 

Corpo do Aidi

Possante, com pescoço musculoso e sem barbelas. Possui peito largo e muito profundo, além do dorso largo e musculoso. Suas costelas são ligeiramente arqueadas, o lombo poderoso e o ventre esgalgado.

 

Membros

São sólidos e sobriamente musculosos. As patas um pouco arredondadas e com unhas fortes da cor da pelagem.

 

Cauda

É longa, atingindo o nível dos jarretes, portada baixa, em cimitarra, em repouso. Também é muito tufosa (em penacho).

 

Pelo do Aidi

É muito espesso e semilongo, com aproximadamente 6 cm, exceto na cabeça e nas orelhas onde é mais raso e mais fino. Apresentam juba, principalmente os machos.

 

Pelagem

Muito variável, branca, areia, fulva, ruiva, rajada, branca e preta, branca e fulva, mais ou menos encarvoada ou tricolor.

 

Gostou das características do Aidi? Conheça também a raça que representa o Brasil, o Fila Brasileiro. Aproveite e deixe também seu comentário. Participe!