Ter um aquário é uma ótima maneira de adicionar vida e cor a um espaço. Afinal, a beleza dos peixes ornamentais encanta por alegrar qualquer ambiente.

Entretanto, para oferecer um bom lar a eles é imprescindível saber como montar aquário, já que a tarefa exige um planejamento prévio e o conhecimento de alguns elementos básicos. 

Neste artigo, vamos explorar os principais passos para montar um aquário, a fim de oferecer um lar seguro e saudável para os peixes. 

 

Planejamento para montar aquário

Montar aquário requer planejamento. Confira o que é essencial ser levado em consideração nessa tarefa, já que quanto maior o aquário, mais trabalho e manutenção ele exigirá. 

 

Local onde ficará

O primeiro passo é considerar o local e o espaço disponíveis. É necessário que o aquário fique em uma superfície firme e segura.

Recomenda-se também que ele fique longe de áreas externas ou locais que estejam expostos às mudanças climáticas. 

 

Dedicação

Também é importante considerar a necessidade de dedicação para a manutenção do aquário.

Por mais que os peixes sejam considerados independentes, algumas espécies podem exigir mais atenção e cuidado com limpezas rotineiras, por exemplo.

 

Investimento para montar aquário

O investimento é algo fundamental a se considerar quando se está planejando montar aquário.

Além da necessidade de equipamentos, haverá gastos com alimentação e saúde dos peixes. Esteja ciente de que quanto maior for o aquário, maior será o investimento para mantê-lo. 

 

Montagem do aquário 

Uma vez planejado, é hora de montar o aquário. Além do recipiente em si e da água, é preciso ter também:

 

1. Filtro

Um bom filtro é essencial para manter a água limpa e saudável para os peixes. 

São diversos os tipos de filtros para aquário disponíveis no mercado variando de tamanho, potência e preço.

 

2. Termômetro e termostato

Vale lembrar que cada espécie necessita de uma temperatura, dessa forma, um termostato e um termômetro são essenciais para manter a temperatura ideal para os peixes. 

Leia também o artigo Aquecedor de aquário com ou sem termostato? Eis a questão!

 

3. Lâmpada 

A lâmpada para aquário é importante para oferecer conforto aos peixinhos.

A iluminação especial reproduz o habitat deles, por isso não pode ser deixada de lado.

 

4. Substrato

O substrato também deve fazer parte do processo de montagem de um aquário.

Composto por areia e pedrinhas, ele oferece suporte para o crescimento de plantas, animais aquáticos e micro-organismos, além de ajudar a manter o equilíbrio químico na água. 

 

Substrato - Montar aquário: como oferecer um bom lar para seus peixes

Composto por areia e pedrinhas, o substrato ajuda a manter o equilíbrio químico na água.

 

Preparo para a introdução dos peixes

Antes de adicionar os peixes ao aquário, são necessárias algumas precauções para que a mudança de ambiente seja o menos impactante possível. Por isso, ao encher de água o aquário, é preciso:

 

Neutralizar compostos que podem prejudicar a saúde do peixe

Isso é feito com um condicionador de água, que elimina o cloro encontrado na água da torneira e que pode prejudicar a saúde dos peixes.

 

Testar os parâmetros da água

Os testes ajudam a verificar o pH, níveis de amônia e outras características do ambiente. Se tudo estiver dentro dos parâmetros, os peixes já podem ser introduzidos.

 

Fazer a climatização

Trocar o peixe de ambiente repentinamente pode ser prejudicial. Por isso, antes de “soltá-lo” dentro do aquário, o ideal é colocar o saquinho em que ele veio dentro do recipiente e ir misturando a água aos poucos.

Para garantir que a mudança não seja precipitada, o recomendado é que todo o processo leve em torno de 30 minutos.

 

Artigos Relacionados

 

Nós podemos ajudar você a montar aquário

Na Agrosete você encontra kits com tudo o que é necessário para montar seu primeiro aquário. Confira!

 

Kit monte seu primeiro aquário de 50 a 100 litros – fase 1

O Kit monte seu primeiro aquário de 50 a 100 litros – fase 1 é composto por:

  • Termostato Roxin – Modelo Ht1300/q3 – 110v​, que atua como aquecedor de água doce ou salgada. Seu sistema permite um desligamento automático quando a água atinge a temperatura ideal para os peixes e ajuste fácil e preciso da temperatura entre 16ºC e 32ºC. Além disso, é totalmente submerso, fixado através de ventosas.
  • Filtro Oceantech HF-400 – para aquários de até 90 litros, que pode ser utilizado em água doce ou salgada. Garante oxigenação e filtragens química, mecânica e biológica, com fluxo de água ajustável e funcionamento silencioso.

Kit monte seu primeiro aquário de até 100 litros – fase 2

O Kit monte seu primeiro aquário de até 100 litros – fase 2 é composto por:

  • Test PH Tropical Labcon Alcon para aquários – 15ml que, utilizado semanalmente, verifica o pH antes e após as trocas parciais de água.
  • Test Labcon Cloro Alcon para aquários – 15ml, que deve ser utilizado para confirmar a neutralização do cloro ou indicar a necessidade de uma aplicação adicional do condicionador.
  • Seachem Stability 50 ml, que estabiliza de forma rápida e segura o biofiltro do aquário de água doce e marinho, diminuindo as chances de morte de peixes quando entram em contato com a nova água.
  • Condicionador para Aquário Prime Seachem, que remove impurezas solúveis e insolúveis sem retirar os elementos traços, além de controlar a amônia, nitritos e nitratos através da remoção de resíduos orgânicos nitrogenados que poderiam liberar esses compostos nocivos.

Para adquirir qualquer um de nossos produtos, basta entrar em contato conosco através do botão flutuante do WhatsApp que você encontra no canto inferior esquerdo do nosso blog. Estamos prontos para atendê-lo!

Quer saber mais sobre montar aquário ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora