Em eventos como as festas de fim de ano e jogos de futebol, nos quais acontece a queima de fogos, o barulho das explosões costuma apavorar e prejudicar crianças e idosos, mas sobretudo os animais de estimação, principalmente gatos e cachorros.

Mesmo sendo proibida, em muitos locais esta ainda é uma prática muito comum.

Com os ouvidos mais sensíveis, os animais podem entrar em pânico quando as comemorações começam e as consequências podem ser bem delicadas.

Pois a dor no ouvido, aliada ao medo do desconhecido, pode fazer com que os pets tentem fugir de casa e acabem se perdendo ou sendo atropelados;  ou procurem se esconder, o que pode acabar causando acidentes e ferimentos. 

Mas o que fazer para acalmar um pet quando há queima de fogos?

No intuito de auxiliar numa situação com essa, reunimos algumas dicas importantes para o bem-estar dos animais. Confira!

 

Queima de fogos: prática proibida por lei

Aos poucos, os estados estão criando suas próprias leis para impedir a queima de fogos.

No estado de São Paulo, a Lei n° 17.389, de 2021, proibiu a compra e a soltura dos fogos em todo o território estadual. A punição para quem desrespeitar algum artigo é de multa e pode ser dobrada em caso de reincidência.

O combate à queima de fogos de artifícios nos centros urbanos preserva a saúde mental dos animais e evita casos de fuga, ferimentos e até óbito. Além disso, também ajuda a evitar incêndios em áreas onde há vida silvestre.

 

A audição dos animais

Cães e gatos têm a audição muito aguçada, por isso sofrem com barulhos extremos. O que é suportável para os humanos pode ser doloroso para outras espécies.

A acuidade auditiva dos cães, por exemplo, chega a ser o dobro da de humanos. Enquanto os humanos escutam de 40 a 40.000 Hz, os cães escutam de 20 a 80.000 Hz.

Algumas espécies de aves ou morcegos ouvem frequências ainda mais altas, dessa forma  a queima de fogos pode causar um impacto em toda a fauna.

 

Dicas para acalmar um pet quando há queima de fogos

É essencial que o tutor aplique técnicas para tentar acalmar o pet e deixá-lo com a sensação de segurança até os barulhos terminarem. Confira algumas delas!

 

1. Não deixe o pet sozinho

Ao se ver sozinho, o animal irá se sentir em perigo e pode tentar fugir, o que pode resultar em ferimentos e até mesmo em óbito.

Quem mora em casa, deve ficar atento aos portões e muros. No caso dos apartamentos, a atenção deve ser direcionada para a varanda e janelas, onde há risco de queda na tentativa de fuga.

Existem ainda casos em que os animais podem sofrer com convulsões e o barulho pode servir de gatilho. Por isso é bom que o tutor esteja por perto para um eventual socorro.

 

2. Leve o pet para dentro de casa

Mesmo os animais de grande porte e que ficam em canis devem ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras durante a queima de fogos.

Durante o pânico, eles podem se ferir ou mesmo se enrolar e acabar se enforcando.

 

3. Crie um ambiente calmo para o animal

Escolha um cômodo que tenha pouca interferência de barulho externo e tente criar um ambiente que passe tranquilidade e a sensação de segurança, com a sua companhia.

A dica é fechar portas, janelas e cortinas, para que ele perceba que o barulho está do lado de fora. Vale também manter a TV ou o rádio ligado com música relaxante, para amenizar o barulho.

 

4. Permita que os pets encontrem um local onde se sintam protegidos

Os cães costumam ficar embaixo de camas ou móveis nos quais sintam segurança. Já para os gatos, deixe armários com as portas abertas para que eles possam se esconder.

No caso de aves, cubra as gaiolas com um cobertor grosso, pois elas também se apavoram  com o barulho.

 

5. Demonstre calma

Como os animais prestam atenção no comportamento de seus tutores, durante a queima de fogos, tente manter uma atitude tranquila, transmitindo segurança para que os pets passem por esse momento com calma.

 

manter uma atitude tranquila - O que fazer para acalmar um pet quando há queima de fogos

Como os animais prestam atenção no comportamento de seus tutores, tente manter uma atitude tranquila.

 

6. Habitue o animal aos barulhos altos

Acostumar o pet aos barulhos mais altos pode ajudar a deixá-lo mais tranquilo em relação à queima de fogos. 

Para isso, utilize uma caixa de som, distraindo-o com petiscos e brinquedos, por exemplo. Ao ver que ele se habitua, aumente o volume de forma lenta e conforme o tempo dele.

 

7. Uso de medicamento

Existem remédios que podem ajudar na hora da queima de fogos, deixando o pet mais tranquilo em relação ao barulho, mas sem dopá-lo.

Entretanto, eles não devem ser dados ao animal sem a orientação de um veterinário. É fundamental procurar por um profissional de confiança para avaliar a melhor opção.

 

Artigos Relacionados

 

Cuidados adicionais

Algumas medidas importantes:

Coloque uma medalhinha na coleira do pet com o contato do tutor para o caso dele se perder.

Vale lembrar que abandono de animais  é crime federal. A Lei Federal 14.064, de 2020, alterou a Lei 9.605, de 1998, aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.

Denúncias devem ser feitas à Brigada Militar pelo 190 ou Polícia Civil pelo 181.

E você, tutor, tem alguma outra dica para acalmar seu pet quando há queima de fogo? Compartilhe com a gente! Dessa forma poderá ajudar outros animais!