Apesar do betta ser um dos peixes mais populares do mundo, existem várias dúvidas sobre o comportamento da espécie que ainda são muito comuns entre os aquaristas, principalmente os iniciantes. Uma dessas dúvidas é “peixe betta gosta de escuro?”

Por isso, selecionamos informações importantes sobre o assunto. Continue a leitura para saber a resposta!

 

A importância da iluminação em um aquário

Antes de saber se o peixe betta gosta de escuro, vale destacar que a luz é importante para os peixes, pois como a maioria deles não fecha os olhos para dormir, é necessário que saibam quando é dia e quando é noite para terem um relógio biológico regulado.

Essa, na verdade, é a finalidade da iluminação do aquário, pois possibilita que o peixinho descanse regularmente.

 

Artigos Relacionados

 

Mas, afinal, peixe betta gosta de escuro ou não?

Da mesma maneira que os peixes necessitam de luz, também precisam do escuro para o descanso, justamente por não fecharem os olhos enquanto dormem.

Por isso, assim como os humanos, é essencial que o peixe betta tenha um lugar tranquilo e sem iluminação durante a noite.

Dessa forma, podemos afirmar que sim, peixe betta gosta de escuro para poder descansar.

 

Escuro para descanso - Peixe betta gosta de escuro?

Da mesma maneira que os peixes necessitam de luz, também precisam do escuro para o descanso.

 

Iluminação adequada para aquário

Pelo fato do peixe betta precisar tanto da luz quanto da escuridão, o ideal é contar com uma iluminação adequada para aquário, na intensidade ideal para a saúde do peixe, e de preferência composta por lâmpada LED.

É importante ligar e desligar a iluminação seguindo o período da claridade do sol, ou seja: luz acesa durante o dia e apagada durante a noite. Com isso, o relógio biológico do peixe não é prejudicado, já que ele seguirá o ciclo natural de luminosidade.

Para isso, a dica é investir em uma iluminação com timer, item que permite que o peixinho obtenha a quantidade de luz ideal e no tempo certo para se desenvolver de forma mais saudável.

Agrosete - Acesse agora!

 

Na dúvida, peça ajuda!

Agora que você já sabe que, realmente, o peixe betta gosta de escuro, mas também precisa de luz para viver feliz, e quer proporcionar uma iluminação adequada para seu peixinho, mas tem dúvidas de como proceder, procure por uma loja especializada ou por um aquarista mais experiente.

Assim você garante o bem-estar de seu peixe e desfruta da beleza que somente um aquário saudável pode proporcionar.

Quer saber mais sobre iluminação para aquário ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Guia Sobre o Peixe Betta - Baixe agora!