Hoje, nossa seleção de raças de cães originários dos países participantes da Copa do Mundo 2018 aborda uma raça pertencente aos donos da casa desse campeonato.
O Terrier Preto da Rússia foi criado pelos russos no início do século XX no período da Segunda Guerra Mundial, por meio do cruzamento do Airedale Terrier, com o Schnauzer Gigante e o Rottweiler, com o objetivo de ser utilizado para a guarda de edifícios militares e de reforçar poder de defesa nos combates aos quais fossem expostos.
Os cães precisariam manter força e musculatura, mas também serem fáceis de adestrar, já que não havia tempo para focar nesse aspecto em meio aos conflitos, além de corajosos e adaptáveis ao clima difícil e rigoroso do inverno russo.
Tendo como nome de origem Tchiorny Terrier, e também sendo conhecido como “Cão de Stalin, é o maior dos Terriers e muito raro fora da Rússia.
A raça, que foi reconhecida pela F.C.I. em 1984, é considerada de porte grande, com tamanho variando de 64 a 72 cm e pesando aproximadamente 40 kg.
Temperamento
O Terrier Preto da Rússia possui movimentos leves e harmoniosos, apesar de ser robusto, rústico e resistente. É dotado de uma personalidade forte e equilibrada, apesar de necessitar de uma educação firme.
É um cão de guarda muito dedicado ao seu dono, é mordedor e tem reações de defesa muito sagazes. Pode adaptar-se muito bem à vida na cidade, se for habituado desde cedo e se beneficiado com longos passeios diários. Também necessita de escovação e higiene regulares.
Conheça algumas das características mais marcantes do Terrier Preto da Rússia
Cabeça
É longa, com testa chata, stop marcado e focinho maciço. Seus lábios são espessos e carnudos.
Olhos
Possui olhos pequenos, ovais, oblíquos e de cor escura. Suas sobrancelhas são ásperas e eriçadas.
Orelhas
De inserção alta, pequenas, triangulares e pendentes.
Corpo do Terrier Preto da Rússia
É maciço, de pescoço longo e seco. Seu peito é largo e alto, com dorso reto e largo e seu lombo é curto e largo. Possui ventre esgalgado, garupa larga e musculosa, descaindo insensivelmente para a cauda.
Membros
São musculosos, com patas grossas e de formato arredondado.
Cauda
De inserção alta, grossa e amputada curta, deixando-se de três a quatro vértebras.
Pelo do Terrier Preto da Rússia
É áspero, duro, cerrado e com 4 a 10 cm de comprimento. Possui bigode, barba e juba e seu subpelo é cerrado e bem desenvolvido.
Pelagem
Preta ou preta e cinza.
Gostou das características dessa raça? Já viu um Terrier Preto da Rússia?
Leia também sobre o Fila Brasileiro, a raça que representa o Brasil em nossa seleção de raças dos países que participam da Copa do Mundo 2018.