Substrato para aquário: como escolher

Substrato para aquário: como escolher 1

Ao decidir por ter um aquário, além da paixão pelos peixinhos, o aquarista também se preocupa com sua beleza.

Mais do que tornar o visual atrativo, o substrato para aquário (material que é adicionado ao fundo para compor o habitat) tem também extrema importância para o equilíbrio do ecossistema e para a vida dos peixes.

E quando é chegado o momento de montar o aquário pode surgir a dúvida de como escolher o melhor substrato.

Para auxiliar nessa questão, desenvolvemos este conteúdo que aborda informações fundamentais sobre o assunto. Confira!

 

Função do substrato para aquário

A função do substrato não é apenas decorar um aquário. O cascalho e os pedriscos que compõem o material possuem diversas funções importantes para os seus habitantes.

São eles que abrigam parte da microbiota responsável pelo ciclo do nitrogênio. Também influenciam o pH da água, afetando diretamente a qualidade de vida e a saúde dos peixes.

 

Artigos Relacionados

 

Tipos de substrato para aquário

Existem, no geral, os seguintes tipos de substratos:

 

1. Substrato fértil para aquário

Formado por compostos orgânicos de diversos materiais, é utilizado em aquários plantados, pois oferece nutrientes para o desenvolvimento das plantas.

Sua base torna o cultivo possível regulando, ainda, o pH da água.

 

2. Cascalho de quartzo 

Além de manter o pH da água, possibilita que plantas e itens de decoração sejam fixados no aquário. 

Entretanto, não é mais tão utilizado por, normalmente, ser tingido artificialmente, o que pode prejudicar a saúde dos peixes. 

 

3. Areia para aquário 

É um substrato inerte, dessa forma, para que as plantas sejam cultivadas no aquário, necessita da adição de fertilizante ou de um substrato fértil.

É mais fina que as pedrinhas de quartzo e impede o surgimento de algas no ambiente. É recomendado para aquários de peixes que gostam de se enterrar.

 

4. Quartzo ralado 

Muito parecido com o cascalho, mas seu aspecto é similar à areia. Também mantém o pH da água e auxilia na fixação das plantas.

 

5. Cascalho de rio

É uma areia fina feita à base de cascalho de pedras de rio. Oferece um bonito visual para o aquário e não altera o pH da água.

Sua coloração pode variar de amarelado para branco acinzentado.

 

6. Basalto

Com origem na lava vulcânica, o basalto contribui para a filtragem biológica da água e, com isso, proporciona uma área habitável para várias bactérias que são vitais para a saúde do aquário.

Trata-se de um substrato inerte, que não altera o pH do aquário. Sua coloração escura ainda oferece um contraste quando visto do lado de fora, com cardumes coloridos.

 

7. Dolomita

A dolomita tem um tom branco acinzentado e é encontrada na forma de seixos rolados e cascalhos brutos.

É utilizada como substrato alcalinizante em aquários marinhos, aquários de água salobra devido à sua capacidade de aumentar o pH da água. 

 

8. Substratos inertes 

Existem ainda os substratos inertes, ou seja, os que contêm níveis mínimos ou nenhum nível de nutrientes.

Além de servirem para fixar acessórios, auxiliam no aumento da drenagem do solo e retêm oxigênio.

Vale ressaltar que alguns dos substratos férteis, utilizados para aquários plantados, necessitam do uso de uma camada inerte por cima, para separá-los da água.

Para essa finalidade, podem ser utilizados cascalhos ou pedriscos.

O substrato abriga parte da microbiota - Substrato para aquário: como escolher

O substrato abriga parte da microbiota responsável pelo ciclo do nitrogênio e influencia o pH da água.

 

Como escolher o melhor substrato para aquário

A escolha depende muito do espaço disponível no aquário, gostos pessoais do aquarista e, principalmente, das necessidades particulares de cada peixe que habita o aquário.

O ponto de partida para a escolha é a definição de quais serão os peixinhos do aquário. Com isso, é possível escolher o tamanho do recipiente, os acessórios e, então, saber qual o substrato se adequa às necessidades dos peixes.

A finalidade é reproduzir o seu habitat, oferecendo um ambiente saudável e equilibrado.

A combinação de vários substratos é, muitas vezes, o ideal. E dependendo do peixe, é muito importante utilizar uma camada inerte para cobrir o substrato fértil.

Para escolher o melhor substrato, a recomendação é pedir informação a especialistas em aquarismo.

 

Quantidade adequada

Também é importante ressaltar que o exagero pode atrapalhar o desenvolvimento do peixe, diminuindo o seu habitat. Dessa forma, é preciso disponibilizar uma quantidade adequada de substrato para aquário.

Para aquários que abrigam apenas peixes, o recomendado, em média, é de 3 a 5 centímetros de substrato.

Entretanto, se houver plantas, existe a necessidade de um volume maior.

Para que o aquário fique esteticamente harmonioso, a dica é depositar uma camada menor na parte frontal e uma maior na parte posterior. Essa inclinação privilegia a visualização da decoração. 

 

Na Agrosete

A Agrosete conta com uma equipe qualificada que pode colaborar com a indicação do melhor substrato para aquário, de acordo com seus peixinhos.

Para adquirir qualquer um de nossos produtos, basta entrar em contato conosco através do botão flutuante do WhatsApp que você encontra em nosso blog. Estamos prontos para atendê-lo!

Quer saber mais ou ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora


Alan Maia

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments