A toxoplasmose é uma doença parasitária cercada de muita desinformação e a superstição. É especialmente comum quando afeta os gatos e as futuras mães. Para elucidar de uma vez por todas as dúvidas em torno desta doença e desmistificar o que é Mito VS Realidade, a Agrosete resolveu dar uma ajudinha para você.

Quando o toxoplasma, um parasita protozoário, é mencionado na conversa, quase sempre envolve uma história sobre a gravidez e o gato da sua família. Isso ocorre porque o organismo toxoplasma pode se ingerido por uma mulher em um momento muito específico durante a gravidez e causar aborto. Os organismos de toxoplasma também podem ser depositados em fezes de gatos. É por isso que muitos médicos de família recomendam que as mulheres desistam de mexer com a lixeira durante a gravidez. Ainda alguns médicos recomendarão cruel e desnecessariamente a entrega do gato amado da família para um abrigo.

Relação entre gatos e toxoplasmose

Sabe-se há décadas que não há correlação entre infecção com toxoplasmose e propriedade de gato. Na verdade, mesmo em indivíduos gravemente imunocomprometidos, como pacientes com AIDS, não há correlação com a exposição ao toxoplasma e a propriedade do gato.

Então, onde as pessoas ficam expostas e por que os gatos são alvo de tanta desinformação?

Porque nossos amados companheiros felinos são caçadores e ingerem o organismo quando comem a carne crua que pegam (roedores). Após a sua primeira exposição ao organismo e durante um período de tempo muito pequeno (2-3 semanas), os gatos podem derramar o organismo toxoplasma nas fezes.

Artigos Relacionados

Carne crua

As formas mais comuns pelas quais as pessoas ingerem organismos de toxoplasma são através do manuseio e ingestão de carne crua ou pouco cozida, a de porco, por exemplo, no micro-ondas e não lavando devidamente as mãos após a jardinagem (o toxoplasma é encontrado no solo).

Para que um ser humano seja exposto ao organismo de um gato, essa pessoa teria que limpar a caixa de lixo, sem limpar a roupa, não lavar as mãos e ingerir o material fecal do gato durante o período de duas a três semanas.

Cuidados

A mensagem mais importante que pode ser transmitida às mães grávidas que estão preocupadas é lavar suas mãos em todas as oportunidades. Tenha muito cuidado ao manusear carne crua ou pouco cozida, cozinhe completamente a carne em qualquer refeição, e lave todas as superfícies completamente se você comer carne. Não use micro-ondas para produtos de porco. Use luvas durante a jardinagem. Passe o dever da caixa de areia junto pra outra pessoa da família por um tempo (você merece o intervalo).

Finalmente, dê a cada animal na casa uma dose apropriada de controle estratégico de parasitas. A maior doença zoonótica (propagação de doenças infecciosas entre animais não humanos e humanos) para crianças humanas não é toxoplasmose, é o gusano comum. Este parasita intestinal fácil de matar pode causar doença ocular em crianças e, como todos sabem levar as crianças a lavar as mãos é muito mais desafiante do que gostaríamos!

Gostou da nossa matéria sobre toxoplasmose? Agora viu que não precisa temer por seu gatinho, aliás, por falar nele, na Agrosete você encontra tudo para seu felino.