Você sabia que os vira-latas são genuinamente brasileiros? Todo mundo conhece ou já teve um cachorro vira-lata ou SRD (Sem Raça Definida). É a raça mais comum nos lares brasileiros, mas engana-se quem pensa que tanta popularidade é garantia de uma casa e cama quentinha, muito pelo contrário, os vira-latas também lideram a triste estatística de cães abandonados, sejam em canis ou mesmo pela família que os adotam.

Mistura de raças

Esse cão é resultado de uma mistura de várias raças e por isso não existe possibilidade de traçar uma descendência, o termo vira-latas antigamente era exclusivo aos cachorros de rua, que faziam badernas, revirando lixos. Felizmente hoje o pensamento é outro, e cada cão tem um pouco de respeito, conforme sua mistura de raça, também reconhecida como Sem Raça Definida.

Vira-latas são puro amor

No Brasil eles reinam absolutos nos lares porque são amorosos, leais, inteligentes e “de guarda”, devido à miscelânea das raças não há como definir um comportamento natural desses animais, contudo as características acima mencionadas são as mais comuns entre os vira-latas.

Artigos Relacionados

Características

A questão da aparência também difere muito em relação ao outro, por conta da já falada mistura, o que podemos afirmar é que são animais com características peculiares. Os cuidados com a saúde são os corriqueiros em relação às outras raças, levar periodicamente ao veterinário, deixar as vacinas em dia, vermifugação e o mais importante; castrar as fêmeas que a cada ninhada, podem dar cria de até oito filhotinhos de uma vez.

Capacidade de adaptação

Uma das maiores vantagens dos cães em raça definida é habilidade de adaptação que eles possuem aos mais diversos tipos de ambiente e tipo de convivência, expondo um fato interessante de que quanto mais for a mistura de raças que gera um cãozinho, maior será a capacidade dessa cria de se habituar a um convívio distinto. O olfato do vira-lata é incomparável. Ao passo que nós, humanos podemos sentir cheiro de determinado alimento pronto, uma hipótese, o vira-lata conseguiria rapidamente identificar o tipo de alimento, seus temperos e por aí vai, incrível não? Por essa aptidão com olfato que ganharam o apelido de vira-lata, porque reviravam lixos, e sacos com seu faro apuradíssimo atrás de comida.

Você curtiu saber mais sobre os adoráveis vira-latas?

 

 Mande sua sugestão de raça para a gente contar um pouquinho da sua história. Entre em contato conosco!