“Pode ter cloro na água do aquário?” Esta é uma das dúvidas mais frequentes de aquaristas iniciantes, mesmo que a intenção seja simplesmente montar um aquário para peixe betta. Se a água é o elemento essencial para a vida dos peixes, de fato ela necessita de total dedicação, para que a manutenção do ambiente onde vivem seja realizada corretamente.

 

Pode-se utilizar água com cloro no aquário?

Sim. Pode-se ter cloro na água do aquário. Na verdade, isso é o ideal. Porém, esse cloro precisa ser eliminado.

 

Prejudicial aos peixes

O cloro na água do aquário pode prejudicar intensamente a saúde dos peixes, já que queima suas brânquias e suas mucosas, intoxicando-os. Além disso, pode matar plantas, invertebrados, entre outros.

Os malefícios que o cloro causa aos peixes são, inclusive, visíveis. É possível notar que o animal fica esbranquiçado devido à perda de mucosa, e também muito ofegante, em decorrência da queimadura de suas brânquias.

 

Artigos Relacionados

 

Como retirar o cloro na água do aquário

Independentemente de a água utilizada para encher o aquário, ser mineral, de poço artesiano ou vinda da torneira, é imprescindível o uso de um condicionador de água, pois qualquer uma delas pode possuir também alguns metais pesados e estes podem intoxicar os peixes. Ao administrar um condicionador de água, é possível eliminar todo o cloro e qualquer outro elemento indesejável da água e torná-la saudável para os peixes..

 

Como proceder

Em primeiro lugar, o recomendado é adquirir um teste de cloro para identificar a quantia da substância na água. Feito isso, o próximo passo é eliminar o cloro utilizando o condicionador de água. Existem diversas marcas do produto, desta forma, o preparo pode variar de uma marca para outra, como a utilização de duas gotas para cada litro de água, ou uma gota para cada litro, e assim por diante.

Esta é uma maneira muito eficaz e rápida para eliminar o cloro da água, o que possibilita que entre 10 ou 15 minutos seja feito um novo teste e certificada a eliminação da substância na água.

Cloro na água do aquário: entenda o perigo

O cloro na água do aquário pode prejudicar intensamente a saúde dos peixes, queimando suas brânquias e suas mucosas.

 

Teste de amônia e nitrito

É importante ressaltar também que, ao realizar a troca de água do aquário, além de utilizar o condicionador de água para a eliminação do cloro, é importantíssimo fazer testes para verificar amônia e nitrito, pois dependendo das regiões, algumas águas, sejam elas de poço artesiano ou torneira, podem apresentar uma alta taxa dessas substâncias e, assim é possível identificar e corrigir essas descompensações. 

 

O que você faz para eliminar o cloro na água do aquário? Compartilhe sua experiência com a gente, deixando seu comentário!