Muitas pessoas se perguntam se existe filtro silencioso para aquários, já que observar um aquário é sempre muito tranquilizador, no entanto, há quem se sinta incomodado com o barulho que o sistema de filtragem para aquários pode proporcionar.

Porém, esse é um detalhe possível de se resolver. Confira nossas considerações e escolha a melhor alternativa para você e seu hobby.

 

Filtros tradicionais

Os filtros tradicionais costumam ser mais barulhentos pelo fato de utilizarem um compressor para enviar o ar para dentro do aquário. Além do barulho, o seu funcionamento também provoca vibração.

Artigos Relacionados

 

Filtros externos

Os filtros externos são mais silenciosos. É inegável que eles também apresentam barulho, porém, este é devido à movimentação da água, ao ser devolvida para dentro do aquário.

Quando o aquário está bem cheio, o barulho da queda d’água diminui, permanecendo apenas o ruído do motor funcionando, que é quase imperceptível.

 

Aplicação do equipamento

Tanto os filtros internos quanto os filtros externos podem fazer barulho. Tudo dependerá da aplicação do equipamento. Um filtro interno, por exemplo, utiliza uma mangueira para captar o oxigênio da superfície e injetá-lo no aquário a fim de torná-lo mais oxigenado. O barulho é proveniente da sucção do ar na superfície. Se essa mangueira for retirada, o barulho será interrompido, entretanto, apesar de continuar filtrando a água, ela estará menos oxigenada.

Já ao utilizar um filtro externo, se o aquário for mantido bem cheio, não haverá barulho porque a água entrará e já sofrerá a movimentação diretamente na superfície, porém também estará menos oxigenada. Ao deixar o nível de água um pouco mais baixo, haverá um discreto barulho de queda d’água, mas consequentemente, uma maior oxigenação.

 

Para qualquer tipo de aquário

Os filtros externos podem ser usados em qualquer tipo de aquário, sempre respeitando seu tamanho, o tipo de peixe que o habita e considerando se nele há corais. O filtro deverá ter a potência que atenda à sua demanda e conseguir filtrar e manter oxigenada a proporção de água contida nele.

 

Filtro silencioso para aquários: cuidados necessários

Qualquer tipo de filtro, seja tradicional ou um filtro silencioso para aquários, necessita de cuidados com manutenção. Desta forma, a cada 15 ou 30 dias, é essencial fazer a troca dos elementos filtrantes. Também é imprescindível fazer a ciclagem, além da limpeza do motor e do impeller, para prolongar sua vida útil e mantê-lo silencioso por mais tempo, pois o desgaste do equipamento também pode provocar o aumento de barulho.

 

Você faz parte das pessoas que se incomoda com qualquer barulho? Utiliza filtro silencioso para aquários? Compartilhe com a gente sua experiência!

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora