A Páscoa está chegando e com ela, intensifica-se uma prática que vem crescendo nos últimos tempos: presentear as pessoas com coelho de estimação.  

O animal é um símbolo muito popular dessa data que é tão querida, principalmente pelo público infantil. Entretanto, não deve ser dado como um presente de Páscoa. Entenda o porquê.

 

Coelho de estimação também requer posse responsável

É chamada posse responsável quando se compra ou adota um pet, e se tem a posse do animal de forma consciente. As pessoas precisam estar cientes e suprir as necessidades em relação ao bem-estar e saúde do animal.

Quando se compra um coelho de estimação como presente de Páscoa, nem sempre é possível garantir que a posse será responsável, já que muitas vezes a aquisição pode ser por impulso.

É fundamental lembrar que o pet necessita de alimentação adequada, local com disposição ideal para ficar, cuidados com higiene, visitas ao veterinário, enriquecimento ambiental e atenção e carinho.

 

Artigos Relacionados

 

Por que coelho de estimação não é presente

Mesmo parecendo que o coelho possa ser o presente de Páscoa ideal, ao entender o conceito de posse responsável, podemos concluir que quem é presenteado não tem a oportunidade de refletir se tem disponibilidade de oferecer tudo o que o pet necessita.

E quando trata-se de uma criança, a situação se torna ainda mais delicada, pois os pequenos não costumam ter a responsabilidade necessária,  arrumando uma nova tarefa para os pais.

 

O que é preciso para adquirir um coelho de estimação

Antes de comprar ou adotar um animal, é fundamental saber mais sobre eles. No caso de coelhos, é importante: 

  • Conhecer todas as necessidades do pet;
  • Pesquisar valores de ração, gaiola e veterinário especializado, pois estes costumam ser mais caros;
  • Verificar se o tutor tem condições financeiras e disponibilidade para os cuidados a longo prazo. Vale lembrar que um coelho vive, em média, por 10 anos;
  • Avaliar se há espaço suficiente para o pet;
  • Saber se todos os moradores da casa do novo tutor concordam com a vinda de um animalzinho.

 

Coelho de estimação: pet não é presente de Páscoa 2

 

Estamos falando de uma vida

Devido a essa falta de planejamento, assim como há o aumento na procura, depois da Páscoa, há um crescimento no número de abandono e devolução desses pets.

Por isso, a melhor dica de todas em relação à compra ou adoção de coelhos é não fazer o ato por impulso, mas sim, pensar bastante sobre ter ou não esse animal como companheiro. Afinal, não estamos falando de um brinquedo, mas de uma vida.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre posse responsável ou sobre não dar coelho de estimação como presente de Páscoa? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes em poder ajudar!