Num passado não tão distante, era mais difícil ter acesso a equipamentos de pesca e de atado. O fato acabou criando uma barreira na evolução desse tipo de esporte.
Entretanto, hoje esse cenário mudou e é possível ver que, junto com a pesca, o fly fishing vem crescendo a cada dia.
Os praticantes – em sua maioria, são adeptos à preservação e à pesca esportiva, praticando o pesque e solte – inclusive, relatam a curiosidade das pessoas em relação à modalidade.
Dessa forma, principalmente em pesqueiros, eles buscam incentivar os que se interessam, ensinando um pouco do que sabem e deixando-os fazerem os primeiros arremessos, dispostos a colaborarem com o crescimento do esporte que, apesar de parecer difícil, não é.
Mas você sabe o que é fly fishing? Confira!
O que é fly fishing
O fly fishing, também conhecido como pesca com fly, é a modalidade mais antiga de pesca com iscas artificiais.
Nela, uma isca imitando principalmente insetos, pequenos peixes, roedores, entre outros, é utilizada para atrair o peixe, independentemente de sua espécie.
Como são as iscas
No fly fishing, as iscas são atadas em anzóis. A princípio, eram compostas com pêlos, penas e outros materiais naturais.
Entretanto, com a evolução da tecnologia, também passaram a ser utilizados materiais sintéticos em sua produção, como fibras sintéticas, EVAs, cortiças, etc.
A melhor época para a pesca com fly
A melhor época para a pesca com fly tem início na primavera e segue até o verão, pois essas são as estações em que os peixes estão mais ativos e chegam até a superfície da água.
No entanto, é possível praticar a modalidade em qualquer época do ano, pois atualmente existem diversos equipamentos que podem ser utilizados para fazer com que as iscas afundem, nas estações em que os peixes se encontram mais “manhosos”, em profundidade maior.
Melhores equipamentos para o fly fishing
Hoje existem excelentes equipamentos para a pesca com fly. O ideal é que eles sejam equilibrados de acordo com a pescaria que se deseja fazer.
É importante destacar que o equipamento é considerado equilibrado quando a vara, carretilha e linha estão bem ajustadas para o tipo de pescaria em questão.
Varas
Existem varas de ação rápida, moderada, lenta e de diversos tamanhos. Estas devem ser escolhidas de acordo com o tipo e o tamanho do peixe que se pretende fisgar.
Para os iniciantes, o aconselhado é começar com uma vara moderada e uma linha flutuante, para que seja possível adquirir uma melhor noção do carregamento da linha.
Linhas
Dentre as linhas existentes estão as flutuantes, intermediárias ou afundantes. Entretanto, na maioria das pescarias realizadas com o fly, são utilizadas as linhas flutuantes.
Os tipos de linhas também podem ter espessuras e tamanhos diferentes.
Carretilhas
São diversos os tipos de carretilhas. A carretilha ideal é aquela que se ajusta à vara e possibilita um armazenamento correto da linha e o equilíbrio de contrapeso com a vara.
As melhores possuem freios selados, que impedem que sujeiras e outros materiais penetrem no equipamento.
Artigos Relacionados
- Peixe tambaqui: o que você precisa saber para fisgar os maiores
- Tucunaré açu: entenda tudo sobre o peixe e sua temporada de pesca na Amazônia
Dicas para a prática de fly fishing
Existem algumas dicas que podem ajudar no êxito da pesca com fly.
A principal delas é observar o ambiente onde se está pescando, pois é ele que vai determinar qual a melhor isca a se usar.
O pescador de fly tem que observar o todo em sua volta, saber o que o peixe está comendo na época e procurar usar a mosca mais parecida com a sua alimentação.
Em pesqueiros, os peixes estão acostumados a comer ração. Dessa forma, quem quer ter produtividade na pescaria, pode utilizar ração artificial, apesar de alguns pescadores de fly não concordarem com isso, por acharem que só devem ser usadas moscas mais parecidas com insetos, roedores, etc.
O importante é não desistir, praticar sempre que possível e procurar pessoas que estejam dispostas a colaborar com o seu crescimento no esporte.
Vale lembrar que esse é um esporte no qual se aprende todos os dias, em cada momento, em cada pescaria.
Colaboração:
Vanderlei Hartgers Júnior é apaixonado por pesca e praticante da modalidade fly fishing.
Parabéns por incentivar o flyfishing Alan.