Você sabia que disponibilizar um ninho para calopsita é algo que requer muita responsabilidade por parte do tutor?
Com o intuito de conscientizar tutores de aves, sejam de calopsitas ou de qualquer outra espécie, abordaremos o assunto “ninho”, o objeto utilizado para a reprodução dos pets de penas. Confira!
Ninhos na natureza
Na natureza, os ninhos podem ser construídos em troncos de árvores, no topo de rochedos, paredões e diversos lugares, dependendo da espécie em reprodução.
Ninho para calopsita em cativeiro
Já para aves em cativeiro, os ninhos podem ser encontrados em lojas para pets ou agropecuárias.
Normalmente possuem formato quadrado ou retangular e são feitos em madeira de pinus ou outra madeira específica para cada espécie de ave.
Real finalidade do ninho para calopsita
É muito importante que os tutores iniciantes saibam e se conscientizem de que o ninho não deve ser colocado no viveiro como enfeite, brinquedo, casinha ou qualquer coisa do gênero.
Na verdade, o ninho é um lugar próprio e seguro no qual o casal dará início a um ciclo reprodutivo, fazendo a postura, choca dos ovos e outros cuidados após o nascimento, até que os filhotes estejam aptos a deixá-lo, ou seja, é o espaço ou abrigo seguro onde irão desenvolver todo o processo de perpetuação da futura geração.

Ninho é um abrigo seguro para dar início a um ciclo reprodutivo.
Disponibilizar um ninho é estimular a reprodução
Dessa forma, é importante ter responsabilidade e saber que quando colocamos um ninho dentro de um viveiro, estimulamos o lado reprodutivo das aves.
Uma vez que esse lado é incitado e encorajado, o pet automaticamente mudará o comportamento, muitas vezes amistoso, para um comportamento protetivo.
Portanto, esse estímulo só deve acontecer quando o tutor tiver plena consciência de que o ninho para as aves significa reprodução e preservação da espécie e jamais deve ser colocado de forma displicente e irresponsável.
Artigos Relacionados
- Como amansar calopsita? confira nossas dicas!
- Quanto tempo vive uma calopsita e como garantir sua longevidade
Quando disponibilizar ninho para calopsita
As aves devem estar dentro da faixa de idade recomendada (para calopsitas, essa faixa é de 12 a 18 meses), estar preferencialmente pareadas, saudáveis e ter o espaço suficiente para que nidifiquem tranquilamente. Leia também Acasalamento de calopsitas: quando a ave está apta para copular.
O ninho colocado de forma errada, em idade fora do recomendado ou até mesmo para casais não pareados poderá ocasionar grandes problemas, como casal disputando territorialidade entre si, arrancamento de penas, quebra de ovos, morte de filhotes e até mesmo o abandono do ninho.
Responsabilidade em primeiro lugar
Portanto antes de se colocar o ninho para calopsita, ou para qualquer outra espécie, é necessário observar e entender todo o comportamento instintivo que esse objeto provoca no comportamento da ave.
Fica a dica para que o ninho seja posto com responsabilidade, na idade adequada do pet e que o tutor saiba como proceder durante todo o ciclo de nidificação, processo que tem início justamente com a colocação do ninho no viveiro.
Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti
Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.