A calopsita é uma ave da ordem dos psitacídeos, muito amistosa, carinhosa, dócil, interativa, brincalhona, gosta de contato humano e ficou muito conhecida e querida justamente por conta dessas qualidades comportamentais. Mas apesar disso tudo, em algumas situações, ela também pode ser arisca. 

Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como amansar o nosso pet. Confira!

 

Amansar calopsita: um processo gradual e de confiança

O amansamento deve ser um processo lento e gradual, que exige do tutor alguns requisitos como: paciência,  dedicação,  observação,  amor, rotina, persistência e disponibilidade de tempo.

Entretanto, também é imprescindível levar em consideração a personalidade da ave, pois por mais que a espécie tenha comportamento sociável,  alguns exemplares  podem ser mais arredios, resistentes e não gostarem do contato humano (e nesses casos, as bicadas serão certeiras). Outras, pelo contrário, criarão vínculos facilmente, sem muito esforço.

O amansamento, ou doma gentil, precisa ser um processo de amizade, paciência e confiança que, uma vez conquistada, o tutor terá um companheiro fiel pela vida inteira.

 

Calopsitas jovens

Para amansar calopsitas jovens ou filhotes entre 40 a 60 dias, a estratégia de torná-las dóceis pode ser mais rápida, pois aves mais novas têm uma tendência maior de vincular-se a seu tutor.

Muitas pessoas preferem, inclusive, adquirir calopsitas na fase de 15 a 20 dias, por acreditarem que filhotes criados na “papa” serão mais mansos.  Na realidade, isso nem sempre acontece, já que muitos filhotes alimentados à mão (na papa), quando crescem, tornam-se ariscos. Da mesma forma, há filhotes entre quatro e seis meses de idade (não alimentados manualmente), que se tornam extremamente dóceis.

É essencial  lembrar também que os filhotes devem ser alimentados pelos pais o maior tempo possível, para que adquiram imunidade, anticorpos e aprendam os comportamentos naturais da espécie.

Calopsitas jovens - Como amansar calopsita? Confira nossas dicas!

Calopsitas jovens ou filhotes têm uma tendência maior de vincular-se a seu tutor.

 

Amansar calopsita em idade adulta

Já para um pet em idade adulta, recém-adquirido, devemos primeiro deixá-lo socializar-se com o ambiente da casa e viveiro, sons, membros familiares e outros pets já existentes.

Após um breve período de tempo, o tutor poderá, aos poucos, começar o processo de amansamento, conversando suavemente, aproximando-se, oferecendo petiscos, deixando a ave livre, se possível, num ambiente seguro, sem rotas de fuga para que ela sinta-se mais à vontade e perceba que pode confiar e, no decorrer do processo, comece a criar o vínculo de amizade. 

Muitas vezes, quando a pessoa adota uma calopsita, é importante ressaltar que o pássaro pode vir com um “imprinting” do tutor anterior, por isso é necessário fazer um trabalho de socialização mais elaborado, sempre observando as atitudes comportamentais do animal.

 

Amansar calopsita adulta - Como amansar calopsita? Confira nossas dicas!

Para amansar calopsita adulta, o processo deve ser feito aos poucos para que a ave socialize com outros pets e com o próprio tutor.

Calopsitas mansas também podem se tornar ariscas

É muito comum ouvirmos falar de calopsitas que eram mansas e, de repente, ficaram ariscas.

Alguns fatores podem contribuir para isso e afetar o comportamento da ave, seja direta ou indiretamente. Dentre eles podemos citar:

  • a fase hormonal e reprodutiva;
  • a aquisição  de uma nova ave;
  • um novo membro na família;
  • mudança brusca de ambiente;
  • e até mesmo outras pessoas estranhas na casa.

 

Artigos Relacionados

 

Carinho é fundamental para amansar calopsita

O que realmente torna a calopsita mansa é o contato, a rotina, a paciência, o treinamento e recompensa (petiscos) e a personalidade da ave.

Entretanto, fazer tudo isso com muito carinho é fundamental para que a ave se sinta confortável.

Independentemente de qualquer coisa, os tutores devem respeitar a individualidade e o temperamento do pet e jamais  forçá-lo a submeter-se a algo contra a sua vontade, jamais pegá-lo à força ou provocar qualquer ação que cause trauma ou reforço negativo.

Carinho e respeito são as palavras-chave para tudo.

Quer saber mais como amansar calopsita ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Ficaremos muito felizes se pudermos ajudar você e seu pet!

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti-1

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora