Sua calopsita parou de cantar e você não sabe o que fazer?

Calopsitas, assim como todas as aves, são animais que se expressam e se comunicam por meio do canto.

A vocalização é extremamente importante, pois é através dela que nosso pet nos mostra seu estado de saúde e de espírito, manifestando tristeza, alegria, melancolia, época reprodutiva, irritabilidade, entre outros comportamentos.

Por serem aves muito comunicativas, inteligentes e interativas, as calopsitas aprendem a cantar melodias e até mesmo frases curtas. Saiba mais lendo o artigo Calopsitas cantam ou falam? Mas e quando elas param de cantar?

Devemos observar algumas coisas quando isso acontece. E com o objetivo de auxiliar tutores nessa questão, selecionamos algumas dicas importantes sobre o assunto. Confira!

 

Estímulo é tudo

Nem todas as calopsitas cantam. Há aves que são tímidas, cantam pouco ou praticamente não vocalizam, estas por sua vez, precisam ser estimuladas.

Uma ótima maneira de provocar esses estímulos é através de sons, música e, principalmente, com a companhia do tutor. Leia também Como tratar de uma calopsita.

 

Ave doente

Quando a ave fica enferma, pode acontecer de ocorrer uma parada repentina do canto. Desta forma, é importante que o veterinário seja consultado para que haja um diagnóstico preciso do quadro e o tutor tenha a certeza de que a calopsita está bem.

 

A calopsita parou de cantar? Pode ser solidão

Também podemos observar ocorrências em calopsitas que desenvolvem um quadro de apatia e solidão, principalmente quando são aves únicas (sem companhia)  e o tutor passa longas horas fora.

Nesta situação,  é recomendável ter duas aves, para que ambas sejam companhia uma à outra. Saiba mais no artigo Calopsita precisa de companhia?

 

Enriquecimento ambiental

Para que mantenha o pet ativo, feliz e saudável, o enriquecimento ambiental é extremamente importante. 

Brinquedos para calopsitas, caixas de forrageamento e música ambiente (quando possível) fazem toda a diferença para que a ave se mantenha alerta e ativa, principalmente quando o tutor está ausente.

Confira o artigo Acessórios para calopsita: dicas de itens indispensáveis para o bem-estar da ave.

 

Uma habilidade dos machos

Vale ressaltar que os machos são mais vocalizadores, pois usam seu canto para atrair a fêmea (pareamento), demonstrar sua masculinidade e também para demarcação territorial.

As fêmeas têm o hábito de emitir pequenos gritos, porém, há exceção de fêmeas que cantam tão bem quanto os machos.

 

Recomendável ter duas aves - Minha calopsita parou de cantar, o que pode ser?

É recomendável ter duas aves, para que ambas sejam companhia uma à outra.

 

Novo integrante no lar

Quando adquirimos outro pet, assim que isso acontece, a calopsita também pode tornar-se introspectiva e tímida, parando de cantar por alguns dias. Todavia, ela tende a voltar ao seu comportamento habitual assim que se acostuma com a presença do novo integrante da família.

 

Conclusão

Portanto, são vários os motivos que podem levar uma calopsita a parar repentinamente de cantar. Devemos estar atentos para observar esse comportamento que não é habitual, e que pode ser de cunho fisiológico ou emocional.

E quando houver a percepção do fato, nós tutores devemos dar todo o suporte necessário para que a ave volte a se expressar, vocalizar e cantar lindamente.

 Você tem alguma dica que não tenha sido mencionada neste artigo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário. Você poderá ajudar outros tutores cuja calopsita parou de cantar!

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti-1

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora