Você sabe como deve ser o banho dos pets na pandemia?

É comum ter dúvidas a respeito dos cuidados com o pet, mas mesmo com a pandemia e todas as medidas de higiene tendo que ser redobradas, os banhos nos pets devem ser raros, porque podem prejudicar a saúde dos animais.

Diferentemente dos humanos, os animais não precisam tomar banho constantemente, nem mesmo precisam ter contato com produtos tóxicos, então, não use álcool, creolina, ou qualquer outro produto desinfetante ou sanitizante.

 

Por que os banhos não precisam ser frequentes?

Os animais produzem gordura natural em sua pele que serve como forma de proteção. Se os banhos forem frequentes, essa proteção é retirada e podem ocorrer infecções, alergias e coceiras.

O mais recomendado é que os banhos dos pets na pandemia sejam realizados a cada 20 dias para higiene dos cães. Já os gatos, como se limpam diariamente, os banhos se fazem ainda menos necessários.

 

Artigos Relacionados

 

 

Instruções para dar banho nos animais em casa

Caso o banho seja em casa, confira algumas dicas a seguir:

  • Você pode usar o box do banheiro, mas de preferência utilize o chuveirinho para direcionar o jato da água.
  • Para o banho, a temperatura da água deve ser morna. Já o shampoo deve ser próprio para o pet, com pH neutro.
  • O ideal é que você proteja as orelhas do pet com bola de algodão, assim não corre o risco de entrar água enquanto enxágua.
  • Tenha cuidado para que não caia shampoo nos olhos do animal enquanto tira sua espuma.
  • A duração do banho não tem limite especificado, mas não demore muito tempo.
  • Para secá-lo você poderá utilizar uma toalha e depois o secador, com temperatura fria ou morna, sempre sem encostar diretamente na pele.
  • Para animais com pelagem longa, você pode escová-los enquanto seca.

Mas, evite dar banhos no pet durante o tempo frio, pois pode causar problemas respiratórios no animal.

 

Pets na pandemia: Higienização das patas

Para os animais que passeiam, suas patas podem ser higienizadas, desde que se tenha cuidado, pois é o local por onde transpiram.

Entretanto, como é através delas que os animais têm contato com o chão, você pode utilizar álcool gel para limpar suas patas.

Contudo, para que esta área não resseque devido à higienização frequente, as patas devem ser hidratadas com hidratantes à base de óleo de uva.

Higienização das patas - Pets na pandemia: como devem ser os banhos

Para os animais que passeiam, suas patas podem ser higienizadas, desde que se tenha cuidado, pois é o local por onde transpiram.

 

Medidas de Higiene

Aos tutores dos pets, vale ressaltar que é preciso seguir todas as recomendações e medidas de higiene necessárias para combater a disseminação do vírus.

Entre os cuidados estão o uso de máscaras ao sair de casa, lavar as mãos sempre com água e sabão, utilizar álcool em gel 70% para higienização (quando não houver água e sabão) e cumprir as regras de etiqueta respiratória, como cobrir a boca e o nariz em caso de espirros.

 

Na Agrosete

Na Agrosete você encontra uma diversidade de produtos para cuidados e higiene dos pets. Basta escolher o seu e fazer o pedido pelo botão flutuante do WhatsApp que você encontra no canto inferior. esquerdo do blog.

 

Quer saber mais sobre banho nos pets na pandemia ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!

Cadastre-se em nossa newsletter