O que você tem feito na quarentena com pets?
As mudanças de hábito impostas pela necessidade de distanciamento social também têm afetado os pets. Muitos animais estão se sentindo estressados com a presença de seus donos e crianças em casa e com a diminuição dos passeios, além da limpeza constante nas patinhas a cada saída para fazer suas necessidades básicas.
Sem estímulos, o animal pode ficar entediado e passar a demonstrar isso lambendo excessivamente as patas ou latindo por qualquer barulho em casa ou na rua.
Com o objetivo de aliviar essa pressão e tornar o período um pouco mais confortável, tanto para os animais quanto para seus donos, selecionamos 6 dicas sobre o que fazer na quarentena com pets. Confira!
1. Escove os pelos do animal
Na verdade, esse é um cuidado que deveria fazer parte da rotina diária dos cães e dos gatos. Escovar o animal ajuda a retirar a quantidade de pelos que cairiam pelos cantos da casa e a fazer uma inspeção na pele dos pets, para verificar se há desconfortos com pulgas e carrapatos, por exemplo. Além disso, é uma ótima forma de fazer um carinho nos bichinhos e melhorar o vínculo afetivo com o dono.
Artigos Relacionados
2. Crie brincadeiras interativas
Criar brincadeiras que promovem interatividade possibilita que os pets tenham uma atividade desafiadora, tanto física quanto mentalmente. Uma ideia é colocar ração ou petisco dentro de caixinhas de papelão para estimulá-los a brincarem para conseguir sua comida. Outra dica é fazer uma trilha de ração até chegar no pote onde eles se alimentam.
Já com os gatinhos, é possível amarrar uma cordinha na cintura do animal, com um retalho ou brinquedo na ponta. Essa brincadeira é um ótimo estímulo, pois simula uma atividade de caça, que eles adoram.
3. Pratique atividades de adestramento
Tentar exercícios de adestramento é um ótimo passatempo para a quarentena com pets. A dica é fazer atividades que, na correria da rotina, as pessoas não têm muita paciência e tempo para se dedicar, e ensinar comandos básicos, como sentar, dar a pata,deitar e recompensar positivamente os esforços com elogios, carinho e petiscos.
No YouTube e no Instagram, em perfis de empresas e profissionais especializados nesse tipo de conteúdo, é possível encontrar tutoriais para seguir as orientações.
4. Ouça música clássica na quarentena com pets
Especialistas afirmam que esta dica cult ajuda muito os animais e que depois de mais ou menos seis dias tendo momentos dedicados a ouvir música clássica, o pet começa a relaxar toda a parte de sua musculatura, além da mente.
5. Respeite os limites do animal
É preciso respeitar o limite de cada animal. Os gatos, por exemplo, não costumam gostar muito de abraços e apertos, apesar de existirem exceções.
Também é importante não tocar ou cutucar o pet enquanto ele estiver dormindo. Se precisar acordá-lo, faça um barulho ou chame-o pelo nome.
6. Prepare-o para voltar à rotina
Por mais que a volta ao normal não tenha uma data definida, quando isso acontecer o pet voltará a ficar horas sozinho. Entretanto, especialistas alertam que essa separação pode gerar ansiedade, pois o animal pode achar que está sendo abandonado.
Para evitar o problema, é importante criar momentos do pet sozinho, para que ele entenda que está tudo bem ficar só em alguns momentos. E para que esses momentos não sejam chatos, principalmente aos cães, a dica é reservar um espaço na casa, enriquecê-lo com brinquedos e deixá-lo lá por um tempo.
Outra sugestão é criar hábitos que podem continuar quando o isolamento acabar, como por exemplo, brincar perto do café da manhã, porque quando o dono voltar a trabalhar pode continuar por algum tempo com essa rotina.
Ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas? Como você tem feito na quarentena com pets? Compartilhe sua experiência com a gente deixando um comentário. Será uma satisfação para nós!