Dando sequência à nossa seleção de raças de cães originários dos países participantes da Copa do Mundo 2018, o país homenageado hoje é a Suíça e seu belo cão São Bernardo.

 

Bernhardiner e St Bernardshund são os nomes de origem desta raça de porte gigante que tem, no mínimo 65 cm de tamanho, pesando entre 55 e 100 kg.

 

O São Bernardo descende dos Molossos da Antiguidade que atravessaram os Alpes com as legiões romanas. Suas origens datam do século XVII, na Suíça, no Sanatório do Grande São Bernardo, fundado na Idade Média, onde foi adestrado por monges e desenvolveu uma magnífica responsabilidade por salvar vidas, forjando sua reputação de socorrista de montanha.

 

Barry foi o mais célebre São Bernardo. Nasceu em 1800 e chegou a salvar 40 pessoas em 10 anos. No entanto, a raça ficou mais conhecida devido ao filme Beethoven.

 

Antes de 1830, o São Bernardo tinha pelo curto, quando foi cruzado com o Terra-Nova, surgindo a variedade de pelo mais longo, a mais difundida.

 

Após ter sido chamado de Cão de Montanha, Mastiff Alpino e  Cão-Berry, o nome São Bernardo foi oficializado em 1880. O Clube suíço foi fundado na Basileia em 1884 e em 1887, seu padrão foi estabelecido em Berna.

 

Temperamento do São Bernardo

É sossegado, calmo, manso e amável. Possui uma devoção sem limites e adora crianças. Com estranhos é desconfiado e pode ser agressivo se as circunstâncias exigirem. Requer uma educação firme.

 

Confira as características físicas do São Bernardo:

 

Cabeça do São Bernardo

Possui cabeça poderosa e imponente, crânio largo e ligeiramente arqueado e stop marcado. De cana nasal reta, focinho curto e trufa larga.

 

Olhos do São Bernardo

São muito grandes, de cor marrom escuro a avelã. Tem a orla das pálpebras pigmentadas.

 

Orelhas do São Bernardo

De tamanho médio, inserção alta, triangulares e pendentes.

 

Corpo do São Bernardo

Seu corpo é imponente, de pescoço poderoso e cernelha bem marcada. Tem as costelas arqueadas, dorso largo e parte traseira bem desenvolvida.

 

Membros do São Bernardo

Possui coxas poderosas e musculosas, patas largas, retas fechadas e firmes, fortemente arqueadas. Pode ter ergots nos membros posteriores.

 

Cauda do São Bernardo

É longa, pesada, pendente, alcançando o jarrete.

 

Pelo do São Bernardo

Existem duas variedades de cães São Bernardo:

  • Pelo curto, denso, liso, bem assentado e áspero, com subpelo abundante.
  • Pelo longo, liso e subpelo abundante. Com culotes e franja nos membros anteriores, cauda tufosa e pelo curto na face e nas orelhas.

 

Pelagem do São Bernardo

Branca com áreas mais ou menos importantes de cor vermelho acastanhado. Também pode ser vermelho acastanhado rajado e com marcas encarvoadas na cabeça. Manchas brancas no antepeito, na nuca, patas, na extremidade da cauda, lista e faixa no focinho.

Quer conhecer mais raças caninas? Leia também sobre o Fila Brasileiro, a raça que representa o Brasil em nossa seleção.