Calopsita sente calor no verão?

Uma das nossas grandes preocupações, com o aumento da temperatura, é quanto ao calor que nossos pets possam sentir e o que podemos e devemos fazer para garantir o máximo de conforto possível.

As aves, assim como nós, seres humanos, também sentem calor e desconforto em relação a temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar.

Para compreender o fato de que a calopsita sente calor no verão, é importante entender como funciona o mecanismo térmico dos pássaros.

 

Aves são animais homeotérmicos

Animais homeotérmicos ou endotérmicos são aqueles cuja temperatura corporal interna permanece constante, independentemente das variações da temperatura do meio externo.

Essa condição dá às aves a capacidade de regular a própria temperatura por meio de um centro termorregulador, localizado no sistema nervoso central.

Mas por não possuírem glândulas sudoríparas (como nós, humanos), utilizam de outros mecanismos para ajudar na regulação do calor, tais como: frequência respiratória aumentada e penas (que são excelentes isolantes térmicos) bem próximas ao corpo, assim como manter as asas semiabertas para ajudar a diminuir a temperatura corporal.

 

 

O que fazer quando a calopsita sente calor

Quando uma estação quente se aproxima, é muito importante oferecer água sempre fresca no bebedouro, trocando-a algumas vezes ao dia para que ela se mantenha numa temperatura agradável.

Além disso, também é imprescindível proporcionar uma alimentação natural leve.

 

Banhos nos dias mais quentes

Em algumas regiões onde o calor é mais severo, com temperaturas acima dos 38°C, os banhos podem ser dados até duas vezes ao dia nos horários de pico.

Já em regiões onde o calor é mais leve, a banheira pode ser colocada uma vez ao dia, sempre nos horários mais quentes, para que o pet possa ter o restante do dia para secar a plumagem totalmente.

Leia também Calopsita toma banho? Confira como cuidar da higiene da ave.

Banhos em horários de pico de calor - Calopsita sente calor no verão?

Os banhos devem ser dados em horários de pico de calor.

 

Uso do borrifador

A calopsita sente calor, mas nem toda ave da espécie gosta de banho. Algumas, inclusive, são bastante resistentes a entrar nas banheiras. 

Quando isso acontece, a dica é utilizar um borrifador e borrifar água fresca suavemente em sua direção, mas jamais devemos forçá-la a entrar na água ou levá-la embaixo de um chuveiro, pois não se pode encharcá-la.

O banho deve ser um momento de diversão e voluntário, no qual o pet realizará a limpeza das penas, patas, bicos e plumas e também, se refrescará.

 

Banhos aromáticos

Um dos artifícios atrativos para que a calopsita possa gostar mais do banho é fazer uso de ervas e flores frescas ou desidratadas. A dica é acrescentar na banheira camomila, hibiscus, pétalas de calêndula, rosas, girassol, alecrim, manjericão e hortelã.

Ervas e flores na água - Calopsita sente calor no verão?

Um atrativo para a calopsita gostar mais do banho é acrescentar ervas e flores frescas ou desidratadas na água.

 

Entretanto, é fundamental ressaltar que jamais devem ser adicionados à água do banho xampus, detergentes ou qualquer produto não específico para aves, pois as penas possuem uma camada impermeável justamente para que não acumulem poeira, sujeira ou umidade do ambiente externo.

 

Artigos Relacionados

 

Sombra e ventilação

Também é válido lembrar que, em dias quentes, devemos deixar nossas aves em lugares frescos, ventilados e com muita sombra caso seja em área externa, como jardins, quintais e sacadas. Caso o viveiro fique em ambiente fechado (quartos ou salas), se não houver janelas para a circulação de ar, pode ser usado um ventilador direcionado na velocidade mínima.

Você tem alguma outra dica para aliviar o desconforto quando a calopsita sente calor? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Você poderá ajudar outros tutores!

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Calopsita sente calor no verão? 2

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora