Você sabe qual a diferença entre coronavírus de animais e humanos?

Com o objetivo de complementar as informações de nosso último artigo Coronavírus e calopsita: entenda por que a ave não transmite ou pega a doença selecionamos mais algumas informações para acabar com qualquer dúvida que ainda tenha ficado sobre o coronavírus e sua relação com os animais.

Até alguns meses atrás, boa parte das pessoas nunca havia ouvido falar sobre coronavírus. Entretanto, técnicos da área de saúde e saúde animal já conhecem, há muito tempo, a família Coronaviridae, que acometem seres humanos e animais, como as aves e suínos.

Continue lendo este artigo e saiba, então, qual a diferença entre coronavírus de animais e humanos.

 

Ordens dos coronavírus

Antes de abordar a diferença entre coronavírus de animais e humanos, é muito importante deixar claro que os vírus são divididos em ordens. Os coronavírus pertencem à ordem Nidovirales, que é dividida nos seguintes gêneros: Alphacoronavirus, Betacoronavirus, Deltacoronavirus e Gammacoronavirus, sendo que cada gênero pode levar a diferentes doenças, em diferentes espécies de animais.

 

Artigos Relacionados

 

Diferença entre coronavírus de animais e humanos

Conheça a diferença entre os coronavírus que afetam animais e os que afetam humanos.

Coronavírus que afetam humanos

Os coronavírus que afetam os seres humanos pertencem ao gênero Betacoronavirus. São eles os responsáveis pelo surgimento da atual Covid-19 e das conhecidas SARS, que surgiu na China em 2002, e MERS, surgida na Arábia Saudita em 2012.

 

Coronavírus que afetam cães e gatos

Cães e gatos podem ser afetados pelo coronavírus do gênero Alphacoronavirus e que não são transmitidos a seres humanos. O coronavírus entérico canino (CCoV), por exemplo, causa gastroenterite canina, infectando as células do intestino. A vacina contra essa doença já existe e está presente nas vacinas múltiplas conhecidas como V8 e V10, recomendadas por veterinários.

Já o coronavírus felino (FCoV) causa outra doença nos gatos, conhecida como peritonite infecciosa felina e para qual não há vacina no Brasil.

 

Coronavírus que afetam aves

As aves e os suínos são afetados por outros tipos de coronavírus. Esses variam entre os gêneros Alphacoronavirus e Gammacoronavirus. As aves, por exemplo podem ser acometidas por uma doença aguda e altamente contagiosa entre frangos e galinhas, causada por um Gammacoronavirus, conhecida com bronquite infecciosa das galinhas (BIG). Entretanto, já existe uma vacina para essa doença.

 

Coronavírus que afetam suínos

Em suínos, as doenças mais comuns causadas pelos Alphacoronavirus. São os vírus da gastroenterite transmissível (TGEv), o coronavírus respiratório suíno (PRCv).

 

Coronavírus em animais não infectam humanos

Estudos reiteram a informação de que as enfermidades que afetam aves e suínos não causam doenças ao seres humanos, pois como já dito, não pertencem aos mesmos gêneros.

Desta forma, pelo mesmo motivo, as vacinas já desenvolvidas para aves e suínos não podem ser usadas em seres humanos.

Coronavírus em animais não infectam humanos - Diferença entre coronavírus de animais e humanos

Coronavírus em animais não infectam humanos. Pelo mesmo motivo, as vacinas já desenvolvidas para os animais não podem ser usadas em seres humanos.

 

 

Mutação do coronavírus

É importante saber que os vírus que afetam os humanos são uma mutação dos já conhecidos por cientistas e indústrias farmacêuticas que trabalham para proteger os animais.

Devido às diferenças já citadas, os tratamentos não são os mesmos para os diferentes tipos de coronavírus. E, apesar de todos os esforços, ainda é preciso desenvolver uma vacina contra a versão que acomete seres humanos.

 

Ainda ficaram dúvidas sobre a diferença entre coronavírus de animais e humanos ou quer saber mais sobre o assunto? Sua dúvida também pode ajudar outras pessoas, por isso, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!

Cadastre-se em nossa newsletter