Quando os animais não comem o suficiente, eles devem confiar em suas reservas de gordura por energia. Antes que a gordura armazenada possa ser usada para combustível, ela deve ser processada pelo fígado. Este passo exige suprimentos adequados de proteínas. Embora a recusa de comer seja preocupante para todos os animais de estimação, pode ser mais perigoso para os gatos.
Com a rápida perda de peso em um gato que deixa de comer, os suprimentos de proteína logo se esgotaram e o fígado fica sobrecarregado com toda a gordura. Isso resulta em uma condição perigosa conhecida como lipidose hepática, que pode levar à insuficiência hepática.
A perda de apetite de um gato geralmente indica doença, então você deve consultar seu veterinário assim que você notar uma mudança nos hábitos alimentares do seu gato.

Quanto mais rápido você responder ao problema, mais capaz será de fazer algo que ajude.

Por que seu gato não come?

Doença: A perda de apetite é um dos principais indicadores de que algo está errado. Portanto, certifique-se de prestar atenção se o seu gato de repente parar de comer. Uma série de condições diferentes pode ser responsável, incluindo infecções, insuficiência renal, pancreatite, problemas intestinais e câncer. Mas nem sempre é sério, algo tão simples como uma dor de dente pode fazer o seu gato parar de comer.

Vacina recente: Você notou a perda de apetite do seu gato pouco depois de levá-lo ao veterinário para vacinas de rotina? Se assim for, a razão pela qual seu gato não vai comer pode ser uma reação adversa à vacina. Elas causam efeitos colaterais em alguns. A perda de apetite está entre os mais comuns deles, geralmente temporários e leves.

Viagens e ambientes desconhecidos: Como muitas pessoas, muitos gatos são criaturas de hábitos. Portanto, uma mudança na rotina pode resultar em perda de apetite. Além disso, alguns animais experimentam doença de movimento ao viajar de carro ou avião, o que pode levar à náusea e à recusa de comer.

Problemas psicológicos: Se o seu veterinário determinou que seu gato não está fisicamente doente, a ansiedade ou a depressão podem ser o motivo pelo qual seu gato não vai comer. As mudanças na casa podem ser perturbadoras para os gatos sensíveis e, às vezes, pessoas novas ou mudanças nos horários familiares podem afetar o bem-estar emocional de um gato. Tenha em mente que os gatos, em geral, demoram muito para se adaptar a novos tipos de alimentos, de modo que uma mudança recente na dieta poderia ser o culpado.

Qualquer que seja o motivo para falta de apetite do seu bichano, tenha paciência e não se dê por vencido. Ele precisa do seu cuidado e atenção.