Você sabe quais são as vantagens e desvantagens das plantas artificiais para aquário?

Normalmente aquários de água doce contêm plantas artificiais ou naturais, pelo fato de que, além de fazerem com que os peixes se sintam mais próximos de seu habitat, estas oferecem para eles um local para se esconderem e se sentirem seguros.

Entretanto, existem diferenças entre elas. Desta forma, surge a dúvida sobre qual das opções se torna mais viável.

 

Mas, afinal qual a melhor escolha: plantas artificiais ou plantas naturais? 

Na realidade tanto as plantas artificiais para aquário quanto as plantas naturais possuem pontos positivos e negativos.

Desse modo, a escolha deve levar em consideração os prós e contras antes de decidir entre a melhor opção.

Confira algumas vantagens e desvantagens das plantas naturais e plantas artificiais para aquário.

 

Plantas naturais para aquário

As plantas para aquários podem oferecer um ambiente mais próximo do habitat do peixinho, apesar de demandarem maior cuidado. Podem dar mais trabalho na manutenção do aquário, sendo necessário realizar podas com frequência, já que podem crescer sem o controle adequado.

Além disso, também demandam uma iluminação adequada, substrato fértil que ofereçam os nutriente de que necessitam, suplementação líquida e até mesmo a injeção de CO2 diretamente no aquário.

Ao optar pelas plantas naturais, o aquarista também terá maior dificuldade para decorar ou organizar o aquário, pois as raízes das plantas poderão dificultar o processo.

Ainda será preciso investir algum tempo para aprender sobre as espécies de peixe e plantas que seja compatíveis.

 

Artigos Relacionados

 

Plantas artificiais para aquário

Aquários com plantas artificiais podem ser quase tão bonitos quanto aqueles que possuem plantas naturais. Apesar de serem, em sua maioria, feitas de plástico, algumas podem parecer quase reais. 

As plantas artificiais para aquário, num primeiro momento, podem até parecer mais práticas, pela facilidade que têm de serem removidas para limpeza, por poderem ser substituídas, caso seja da vontade do aquarista e por possuírem uma durabilidade muito maior em relação às plantas naturais.

 

Habitat do peixinho - Plantas artificiais para aquário: vantagens e desvantagens

Apesar de demandarem maior cuidado, as plantas para aquários podem oferecer um ambiente mais próximo do habitat do peixinho.

 

Desvantagens das plantas artificiais para aquário 

Entretanto, apesar de as plantas artificiais para aquário serem bem mais fáceis de lidar também contam com algumas desvantagens e estas são bem relevantes.

Algumas plantas artificiais podem até parecer verdadeiras, no entanto, em sua maioria, não contam com aparência tão bonita e, em alguns casos, possuem cores que nem mesmo existem na natureza.

Além disso, ainda que sejam projetadas para fixarem-se no cascalho, devido ao seu fundo de plástico, pode acontecer de flutuarem até o topo do aquário. Existem ótimas plantas artificiais para aquário, que possuem peso suficiente para continuarem no lugar onde são colocadas e parecem bem reais, entretanto, dependendo do tamanho, podem ser bem mais caras.

E por não possuírem propriedades naturais, demandam a remoção de algas, troca parcial de água no aquário e cuidados na manutenção geral com uma frequência maior.

E por último, porém o fator mais importante a ser considerado é que, por serem artificiais, existe um grande risco de que o material com que são feitas seja prejudicial à saúde dos peixes, portanto é preciso ter absoluta certeza de, ao escolher a planta artificial, esta seja específica para a finalidade.

Em todo caso, assim como plantas naturais, as plantas artificiais também proporcionam a sensação de abrigo e um ambiente realista mais próximo do habitat dos peixes.

 

Conclusão

Em resumo, ambas possuem vantagens e desvantagens. Desta forma,  a escolha dependerá do ponto de vista do aquarista.

Plantas artificiais pode até não requerer maior atenção, esforço, estudo, dedicação e tempo, nem investimento em substrato fértil, fertilizante e iluminação favorável. Em contrapartida, nunca oferecerão a mesma vitalidade, qualidade de vida e segurança que as plantas naturais são capazes de oferecer aos peixes. E, sem dúvida alguma, o bem-estar deles é o mais importante.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida em relação às plantas artificiais para aquário? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!

Cadastre-se em nossa newsletter