Girassol para calopsita: a semente é boa para a ave?

Girassol para calopsita: a semente é boa para a ave?

É sabido que, na grande maioria das vezes, as calopsitas gostam muito da semente de girassol.

Entretanto, esse grão, tão saboroso e nutritivo, é calórico e, em excesso, pode trazer enormes malefícios para a saúde da ave.

Mas afinal, é bom ou não oferecer girassol para calopsita?

Pelo fato dessa ser uma questão muito recorrente entre os tutores, desenvolvemos este conteúdo a fim de esclarecer alguns pontos sobre essa sementinha tão controversa. Confira!

 

Sementes de girassol para calopsita

Fonte de vitamina E, vitamina B, ferro, fibras, magnésio, potássio e fósforo, a semente de girassol é um excelente alimento!

Nos mixes de sementes encontrados no mercado é muito comum vermos os girassóis agregados a essas misturas. Alguns fabricantes a acrescentam em maior quantidade e outros em menor.

Contudo, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração para que o girassol não seja um vilão e sim um aliado: ponderação, quantidade e a forma com que nós, tutores, oferecemos esse alimento.

 

Artigos Relacionados

 

Tudo em excesso faz mal

Quando oferecemos girassol para calopsita, é necessário que estejamos cientes de que o girassol como única fonte de alimentação pode prejudicar a ave. 

Sérios problemas no fígado e no aparelho digestivo, obesidade e falta de outros nutrientes são algumas das consequências de se oferecer apenas a semente de girassol para calopsita.

Inclusive, é importante salientar que doenças hepáticas devido à alimentação incorreta podem levar a ave a óbito e requerem tratamentos difíceis.

 

semente de girassol - Girassol para calopsita: a semente é boa para a ave?

Quando oferecemos girassol para calopsita, é necessário que estejamos cientes de que o girassol como única fonte de alimentação pode prejudicar a ave.

 

Petiscos em pequenas quantidades

Porém, se ofertado com moderação, como petisco ou em pequenas quantidades, o girassol é benéfico e um estimulante para a calopsita. Afinal, qual pet não gosta de receber um agrado ou recompensa?

 

Girassol é um alimento calórico

Para oferecer girassol para calopsita ou a qualquer outro psitacídeo, como o periquito australiano ou agapórnis, por exemplo, é importante observar se a ave é sedentária ou ativa, se voa, se exercita e gasta energia.

Aves com estímulos de enriquecimento ambiental, que habitam viveiros de grande porte ou vivem soltas, podem consumir o girassol com moderação.

No entanto, se o pet vive em espaço reduzido, sem grandes perspectivas de enriquecimento ambiental, deve receber esporadicamente o grão, justamente por não gastar a energia calórica que esse alimento proporciona.

 

Cabe ao tutor o controle da oferta

Apesar do girassol não ser vilão, a semente jamais deve ser a única fonte de alimentação.

Somos nós, os tutores, que devemos observar a atividade física da ave e controlar a quantidade de grãos que ofertamos.

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti e suas Calopsitas

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 48 aves (16 calopsitas e 24 periquitos australianos e 8 diamantes mandarins) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora


Alan Maia

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments